20º Congresso da Abraji relembra homenageados das edições anteriores e discute pautas atuais do jornalismo no Brasil
  • 14.04
  • 2025
  • 11:39
  • Laura Toyama

Formação

Liberdade de expressão

Acesso à Informação

20º Congresso da Abraji relembra homenageados das edições anteriores e discute pautas atuais do jornalismo no Brasil

O Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo chega a sua 20ª edição com novidades em sua curadoria e celebrando as memórias de sua história. Ao longo dos anos, a Abraji trabalhou para reunir jornalistas do Brasil e do mundo para discutir os principais assuntos da profissão, além de oferecer formações e apresentar ferramentas hoje amplamente utilizadas em investigações jornalísticas.

O 20º Congresso da Abraji acontece de 10 a 13 de julho de 2025, na ESPM-SP, que sediou as últimas duas edições. A parceria entre as duas instituições já faz parte da história do evento, que conta não só com a infraestrutura ideal para receber os painéis e oficinas, mas com as equipes do departamento de jornalismo, eventos e estudantes, que se disponibilizam a atuar como voluntários. A presença dos estudantes traz uma perspectiva inovadora para um evento já tão tradicional, e possibilita um aprendizado mútuo entre profissionais e jovens jornalistas.


Formação de jovens repórteres na redação-laboratório

Desde o princípio, o Congresso da Abraji também conta com a contribuição dos estudantes através da cobertura oficial organizada pela Oboré Projetos Especiais. Se reinventando ao longo dos anos, a redação-laboratório é responsável por cobrir as atividades do evento em tempo real e, ao mesmo tempo, contribuir para a formação de jovens repórteres. 

Alguns dos participantes das últimas edições atuam hoje nas principais redações e organizações de jornalismo do país. A jornalista Laura Scofield, repórter da Agência Pública, participou como editora na redação-laboratório das 18ª e 19ª edições. Em 2024, Scofield voltou ao Congresso da Abraji como palestrante das mesas ‘Como investigar: a indústria do tabaco’ e ‘Como investigar: ameaças digitais’, nas quais contou sua experiência de apuração em reportagens investigativas. Para ela, “A redação-laboratório da Oboré ajuda jovens jornalistas, muitos que nunca passaram por uma redação, a entender a dinâmica de uma cobertura e acompanhar uma mesa com um olhar de repórter, mais do que como um participante”.

Pedro Teixeira, repórter na Folha de S.Paulo, também foi editor e fala sobre como a experiência o ajudou a enxergar como é estar “do outro lado”, de que forma poderia passar pra frente o conhecimento de redação aos jornalistas mais jovens. “Tem um processo pedagógico ali”, diz ele, que complementa: “mostra um pouco do bastidor da reportagem, que é se preparar para conseguir fazer um um texto rapidamente, que seja informativo, contextualizado e preciso”.

As inscrições para fazer parte da cobertura do 20º Congresso já estão abertas e vão até o dia 30 de abril. O edital de convocação, de caráter voluntário, está aberto para todos os estudantes de jornalismo, recém-formados e jornalistas de todo o Brasil interessados em participar da cobertura. Saiba mais na matéria publicada pela Abraji.


Trilhas temáticas e a curadoria do evento

Assim como na edição passada, o 20º Congresso da Abraji terá suas atividades organizadas em trilhas temáticas, que vão servir como fios condutores entre os principais tópicos a serem abordados no evento. As trilhas foram criadas pela equipe de curadoria do 19º Congresso e, devido ao sucesso da organização, mantidas na edição de 2025. 

As atividades do evento serão ministradas por jornalistas, comunicadores populares, lideranças indígenas, gestores e representantes de organizações sem fins lucrativos com experiência nas áreas de tecnologia, jornalismo ambiental, gestão e marketing, segurança e proteção de jornalistas, no formato de oficinas, mesas de debate e painéis expositivos. Para saber mais sobre cada uma das trilhas, a Abraji preparou essa matéria com os principais temas da edição.

Os destaques em 2025 serão as trilhas sobre Inteligência Artificial (IA) no jornalismo e sobre a COP30 e Meio Ambiente (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas), que acontece em novembro, em Belém. O objetivo é entender de que forma ferramentas de IA podem ser aplicadas na produção de reportagens e como impactam o dia a dia nas redações. No âmbito da cobertura da COP, o foco é dar dicas de como se preparar para a cobertura do evento, quais os principais desafios do Brasil na cobertura da Amazônia e de outros biomas, e como investigar o agro, o garimpo ilegal e as corporações ligadas a essas atividades.

“A cobertura ambiental e climática tem ganhado cada vez mais espaço e importância”, afirma Angela Boldrini, curadora do 20º Congresso. Para ela, no ano que o Brasil sedia a COP, é preciso ancorar os debates nessa área para que os jornalistas se sintam preparados para cobrir o evento.

Homenageados do Congresso ao longo da história

Uma das principais tradições do Congresso da Abraji é a cerimônia que celebra o homenageado da edição. A diretoria vigente escolhe um profissional que tenha contribuído para o jornalismo brasileiro de forma significativa e que seja inspiração para colegas de profissão e estudantes. Nomes como Tim Lopes, Elvira Lobato, Angelina Nunes, Caco Barcellos e Fabiana Moraes tiveram seus trabalhos e suas vidas celebradas por jornalistas de diversas partes do país e do mundo, em cerimônia de encerramento do primeiro dia de atividades.

Nos 20 anos do congresso, serão homenageados, em conjunto, nomes já celebrados anteriormente no evento, consagrados jornalistas que fazem parte dessa história. Todos os homenageados serão novamente reconhecidos como pilares fundamentais da profissão, cujas contribuições abriram caminho para tantos outros que trabalham em defesa do jornalismo, da liberdade de imprensa e da democracia no Brasil.

Para a presidente da Abraji, Katia Brembatti, “o Congresso é sempre um momento de reflexão. De olhar para o passado, o presente e o futuro. Em 2025, além de toda essa carga de perspectivas, ainda teremos uma celebração. Jornalista adora datas redondas e nada mais justo, diante do importante trabalho que prestamos à sociedade, do que termos um momento para comemorarmos”.

A última edição em números e as expectativas para o 20º Congresso

Desde 2023, a Abraji se supera em número de participantes e atividades no Congresso. A 19ª edição foi a recordista de público. O evento reuniu cerca de 1830 pessoas durante quatro dias, incluindo a modalidade on-line, e consolidou-se como um dos maiores eventos de jornalismo das Américas. Foram realizadas 163 atividades presenciais (entre o Congresso e o Domingo de Dados) – mais de 244 horas de conteúdo ofertado –, além de 16 lançamentos de livros e mais 27 atividades online, incluindo transmissões e conteúdos inéditos, disponíveis na plataforma do evento.

Outra importante conquista foi o aumento da diversidade, que segue como meta prioritária da organização do evento em 2025. Entre participantes, 33,4% eram pretos, pardos, indígenas e amarelos – um aumento de quase de 1 ponto percentual em relação ao ano anterior (32,5%). A Abraji também ofereceu 87 bolsas para jornalistas e comunicadores, como a Jornada Galápagos, o programa Defensores Ambientais, o projeto Caravana da Abraji e para as mulheres negras. Para o 20º Congresso, o número de bolsas sobe para 100. Os editais e datas de inscrição serão compartilhados conforme a modalidade da bolsa nos canais de comunicação da associação.

A edição de 2025 pretende trazer discussões atuais ao jornalismo, sem deixar de celebrar tantos nomes e acontecimentos importantes que possibilitaram chegar à marca de 20 anos do evento. A cada ano as metas envolvem a criação de mais oportunidades para jornalistas de todas as regiões do país contribuírem com seus conhecimentos locais e culturais, e também participarem de formações que exaltam seus veículos e seu fazer jornalístico. O Congresso de 2025 celebrará a história e os jornalistas que a construíram.


Serviço
20º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo
Local: ESPM - Campus Álvaro Alvim
Rua Doutor Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana - São Paulo
Data: 10 a 13 de julho de 2024
Inscrições para o evento em breve.

Estão disponíveis oportunidades de financiamentos e parcerias para o evento. Organizações interessadas podem entrar em contato pelo endereço de e-mail [email protected].
 

Assinatura Abraji