- 06.06
- 2024
- 14:21
- Abraji
Formação
19º Congresso da Abraji terá trilha temática dedicada às Eleições
Neste ano de eleições municipais, o 19º Congresso da Abraji traz o assunto como uma de suas trilhas temáticas. O evento, que acontece de 11 a 14 de julho na ESPM-SP, já está com as inscrições abertas, que podem ser feitas nesta página.
As atividades sobre cobertura eleitoral terão a presença de jornalistas, especialistas e pesquisadores que pretendem aprofundar o debate sobre os desafios dessa cobertura e trazer bastidores de investigações jornalísticas, ferramentas úteis para checagem de dados e estratégias de reportagem.
Trilhas temáticas
Como escolher suas trilhas favoritas? Basta acessar a programação do Congresso, clicar na opção do menu “Todas as trilhas” e selecionar “Eleições” ou outras opções, como: Amazônia, Audiência, Corrupção, Dados, Democracia, Estudos sobre jornalismo, Financiamento, Gestão, Políticas públicas, Produtos jornalísticos audiovisuais, Proteção e segurança de jornalistas, Segurança Pública e técnicas de investigação.
Desta forma, você tem a liberdade de organizar a sua agenda de atividades do evento conforme o interesse no assunto. Mais de 100 atividades estão previstas em toda a grade de programação, incluindo lançamento de livros, cerimônia de homenagem, XI Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo e o 6º Domingo de Dados.
Como cobrir eleições municipais
A atividade Regras eleitorais de 2024: o que você precisa saber para cobrir o pleito trará as atualizações no funcionamento das eleições e candidaturas para apoiar jornalistas que devem reportar localmente.
Em Pesquisa Eleitoral: como ler e divulgar, serão apresentadas metodologias de pesquisa, análise estatística e questões éticas envolvidas na divulgação de resultados, além de estratégias para evitar interpretações equivocadas.
Para aqueles que buscam investigar as eleições municipais a partir de bases de dados, a oficina Como investigar: eleições municipais e meio ambiente usando o CruzaGrafos mostra como acessar, por meio da plataforma, documentos públicos e obter o cruzamento de informações.
Em Voto informado: LAI na prática para uma cobertura eleitoral efetiva, o/a participante entende como utilizar bem a Lei de Acesso à Informação para investigar fundos eleitorais, acesso das comunidades ao voto, além de conhecer casos reais de pedidos de LAI para se inspirar e começar a desvendar dados públicos de partidos, do próprio município e de políticos.
E, para debater a diversidade da cobertura no país, jornalistas e comunicadores locais trazem a importância do tema e as estratégias de comunicação no debate Das aldeias ao sertão: jornalismo decolonial nas eleições e no curso O poder do jornalismo local na cobertura das eleições.
Desafios na cobertura eleitoral
Mais uma vez, o cenário de notícias falsas irá dominar o contexto eleitoral. Jornalistas podem se preparar para isso acompanhando a discussão Como usar fact-checking para garantir integridade eleitoral, que trará a experiência de projetos de checagem de sucesso no Brasil e na África.
As mesas Desvendando deepfakes: ferramentas para auxiliar jornalistas durante as eleições e O impacto da IA nas eleições de 2024? abordam os desafios postos pelo uso de IA e da tecnologia na construção de narrativas falsas – e como combater a desinformação.
Como cobrir grupos radicalizados na internet durante as eleições, Além da “guerra cultural”: como cobrir bem as questões trans em ano eleitoral e a palestra sobre Candidaturas religiosas e os desafios da cobertura eleitoral irão abordar a cobertura eleitoral a partir de recortes temáticos específicos, ajudando a desconstruir rótulos, combater preconceitos e qualificar o conteúdo.
O debate on-line Eleições: as pessoas vão voltar a consumir jornalismo? traz o professor Benjamin Toff, professor da Universidade de Minnesota e autor de "Avoiding the News: Reluctant Audiences for Journalism", e Daniel Nardin, jornalista e fundador do projeto Amazônia Vox, que discutem como veículos e jornalistas podem recuperar a atenção da audiência.
6º Domingo de Dados
No último dia do 19º Congresso da Abraji, teremos a 6ª edição do Domingo de Dados, com uma programação que conecta jornalistas de dados iniciantes e experientes com o desenvolvimento de habilidades para trabalhar com eleições.
A oficina "Introdução à programação em R com dados eleitorais – parte 1 e parte 2", trará especialistas do R-Ladies que compartilham como utilizar a linguagem de programação para limpar e analisar documentos.
"Como o Python pode salvar sua cobertura nas eleições – parte 1 e parte 2" vai mostrar como é possível aprender, do zero, a usar o Google Trends para cobertura eleitoral. E a atividade Mapas Eleitorais com R ensinará como criar mapas que analisam os fenômenos de votação nos territórios.
Novas atividades ainda serão divulgadas. Acompanhe tudo sobre o Congresso em: congresso.abraji.org.br
O 19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo é uma realização da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo e do curso de Jornalismo da ESPM-SP.
Patrocinam o 19º Congresso: Google, Luminate, Grupo Globo, JSK Journalism Fellowships, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Jusbrasil, Atricon, Abracom, Alright, Fogo Cruzado, Fundo Brasil, Poder360, Internews e Serrapilheira.
São parceiros institucionais: Agence Française de Développement (AFD), Alma Preta, Abert, ANJ, Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas, Oboré, Textual Comunicação e Transparência Internacional - Brasil.
Serviço
19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo
Local: ESPM - Campus Álvaro Alvim
Rua Doutor Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana - São Paulo
Data: 11 a 14 de julho de 2024
Inscreva-se em: https://congresso.abraji.org.br/inscreva-se