- 18.07
- 2022
- 18:20
- Abraji
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17ª edição do Congresso da Abraji promove atividades sobre empreendedorismo, inovação e sustentabilidade no jornalismo
O avanço tecnológico acelerado e, com isso, o surgimento de novos meios e formas de se comunicar demandam de jornalistas a atualização constante dos modos de divulgação da notícia. Que recursos o jornalismo pode aproveitar para se adaptar à linguagem das redes sociais? Quais são as vantagens e desafios de se fazer jornalismo independente no ambiente digital? Como desenvolver negócios e produtos sustentáveis no jornalismo hoje? Esses são alguns dos pontos que serão discutidos durante o 17º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji.
No ano em que a Abraji celebra seu 20º aniversário, o evento ocorrerá em formato inédito: nos dias 3 e 4 de ago.2022, será realizada a parte on-line e gratuita; já a versão presencial e paga do Congresso acontecerá de 5 a 7 de ago.2022, na FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado), em Higienópolis, São Paulo.
A programação conta com a realização do já tradicional Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo, em que pesquisadores apresentam seus trabalhos científicos, submetidos previamente à avaliação, e jornalistas recém-formados discutem seus trabalhos de conclusão de curso selecionados pela Abraji. E também do Domingo de Dados, em 7.ago.2022, com oficinas e palestras sobre jornalismo de dados, além de bastidores de investigações ligadas ao tema.
O evento trará especialistas do Brasil e do mundo para debater 15 grandes temas, dentre eles sustentabilidade, inovação e empreendedorismo no jornalismo. Confira a seguir as atividades que tratarão diretamente do tema:
Versão on-line
Nos primeiros dias de Congresso, on-line e gratuitos, serão realizadas duas mesas com foco nesses assuntos. A primeira, “Aprenda a divulgar notícias pelo WhatsApp”, acontecerá em 3.ago.2022, às 16h30, e terá como convidados Maurício Ferro, fundador e diretor do Correio Sabiá; Thiago Borges, fundador e gestor de conteúdo do Periferia em Movimento; e, na mediação, Chico de Gois, fundador da agência Brasília Alta Frequência.
O WhatsApp vem sendo utilizado como plataforma de desinformação por autoridades e partes interessadas. Por outro lado, veículos de comunicação e movimentos sociais encontraram na ferramenta uma oportunidade de espalhar notícias. E, em alguns casos, um modelo de negócios sustentável. Nesse curso, os palestrantes irão compartilhar experiências do estilo e forma de divulgar notícias pelo aplicativo de mensagens.
A segunda atividade abordará o tema “Longa vida ao jornalismo independente: mas quem pagará por ele?”, a ser realizada em 4.ago.2022, às 16h30. O antigo modelo de negócios do jornalismo, baseado majoritariamente na venda de anúncios, está há décadas ruindo. E também não é novidade que as mesmas razões para a crise tornaram possível a emergência de novas organizações da imprensa gestadas diretamente no ecossistema digital. No entanto, essas novas organizações nasceram reforçando a ilusão de que, com a internet, a informação teria de ser gratuita e aberta a todos. E quem paga pela sua produção? De outro lado, como cobrar um bem público, que deve ser acessível a todo cidadão, pilar de sustentação de sociedades democráticas? Esta é uma conversa sobre ideias, teorias e práticas que estão sendo experimentadas mundo afora.
A palestra contará com a participação de Guilherme Canela, chefe global da seção de Liberdade de Expressão e Segurança da UNESCO; Fabiano Angélico, pesquisador e doutorando na USI - Università della Svizzera italiana, na Suíça; Giovanni Harvey, diretor-executivo do Fundo Baobá; e Izabela Moi, cofundadora e diretora executiva da Agência Mural, como palestrante e mediadora.
Versão presencial
No dia 5.ago.2022, a edição presencial do evento realizará duas atividades exclusivas sobre inovação, sustentabilidade e empreendedorismo no jornalismo. Ambas acontecerão no mesmo horário, às 11h30, e os(as) ouvintes poderão escolher a qual assistir: para as mesas realizadas presencialmente na FAAP, em São Paulo, a ocupação dos espaços se dará por ordem de chegada.
Promovida pela Meta e o International Center of Journalists (ICFJ), a roda de conversa “Acelerando a Transformação Digital: jornalistas independentes contam os desafios de projetos locais sustentáveis” realizará um encontro entre participantes do curso Jornalismo Local Sustentável, da Abraji, e que foram selecionados para mentoria e fundos do programa Acelerando a Transformação Digital. O painel, comandado por Sérgio Ludtke, da Abraji, e com participação especial de Patrick Butler, vice-presidente de conteúdo e comunidade no ICFJ, discutirá aprendizados e oportunidades para o jornalismo local de todas as regiões do país.
Já a oficina “Narrativas para o Tiktok e o Instagram” contará com a presença de Camilla Mota, repórter da BBC News Brasil; Marcela Duarte, gerente de Produto da Lupa; e mediação de Edilamar Galvão, coordenadora do curso de jornalismo da FAAP, para compartilhar dicas, práticas e ferramentas úteis ao compartilhamento de notícias no TikTok e no Instagram por jornalistas e veículos de comunicação.
A Abraji, em parceria Associação de Jornalismo Digital (Ajor), também reservou parte de sua programação presencial no sábado, 6.ago.2022, das 11h30 às 13h, para a mesa “Pensando e lançando um produto jornalístico: 5 casos de sucesso”. A ideia é reunir integrantes da Ajor que idealizaram, desenvolveram e monetizaram produtos inovadores para suas audiências.
Links rápidos
Nesta página, você tem acesso à programação completa, além de mais informações sobre os convidados da 17ª edição. Clique aqui para se inscrever na versão on-line. Para adquirir os ingressos da versão presencial, basta acessar esta área da página do Congresso. As principais dúvidas relacionadas ao evento, como o funcionamento do modelo misto, foram respondidas nesta seção.
Foto de capa: Jason Goodman/Unsplash.
Atualizado às 15h do dia 19.jul.2022.