Morte de Dom Phillips será acompanhada pelo novo observatório de violência contra jornalistas
  • 24.01
  • 2023
  • 18:42
  • Abraji

Liberdade de expressão

Morte de Dom Phillips será acompanhada pelo novo observatório de violência contra jornalistas

Foto: Dom Phillips. Reprodução Twitter.

O secretário nacional de Justiça, Augusto Arruda Botelho, informou à Abraji nesta terça-feira (24.jan.2023) que o assassinato do jornalista britânico Dom Phillips será incluído nos casos acompanhados pelo recém-anunciado Observatório Nacional de Violência Contra os Jornalistas.

A criação do Observatório partiu do ministro da Justiça, Flávio Dino, após receber os relatos da violência crescente contra os profissionais de imprensa, exacerbada com os acampamentos bolsonaristas pós-eleições e com os ataques aos prédios dos Três Poderes no dia 8.jan.2023. Os relatos foram apresentados por um grupo de organizações que atuam em defesa da liberdade de imprensa, entre elas a Abraji.

Na segunda-feira (23.jan.2023), a Polícia Federal (PF) informou que está em fase de conclusão o inquérito que investiga as mortes de Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira. O principal suspeito de ser o mandante dos homicídios é Ruben Dario da Silva Villar, conhecido como Colômbia, que controlava a pesca ilegal na região. As mortes ocorreram em junho do ano passado, no Vale do Javari, no Amazonas. Três outros participantes do crime foram denunciados pelo Ministério Público Federal no processo que investiga os homicídios.

A morte brutal do jornalista foi incluída no Programa Tim Lopes, da Abraji, voltado para o acompanhamento e a investigação de assassinatos de profissionais da imprensa. Agora, o caso será também acompanhado até o julgamento pelo novo Observatório da Violência. O próprio secretário de Justiça, Arruda Botelho, será o coordenador do novo órgão.

Segundo o secretário, a proposta do Ministério da Justiça é reunir todos os órgãos de investigação para apurar violência contra profissionais de imprensa no exercício da profissão, seja ela perpetrada por razões políticas, como no caso do 8 de janeiro, ou não.

Assinatura Abraji