Jornalistas discutem desafios para fazer reportagens com LAI em evento on-line
  • 20.05
  • 2022
  • 15:30
  • Abraji

Acesso à Informação

Jornalistas discutem desafios para fazer reportagens com LAI em evento on-line

Quando a Lei de Acesso à Informação (LAI) sofre uma ameaça, não é só a legislação que perde - mas todos os profissionais e instituições que lutam pela transparência pública. Os jornalistas não são exceção. E, em tempos de uso indevido de classificação de sigilo e da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas, coordenado pela Abraji, reúne um time de especialistas para compreender como a apuração jornalística tem sido afetada pelos obstáculos impostos à LAI.

No dia 24.mai.2022, às 10h (hora de Brasília), o Fórum promove o debate on-line “Sigilo e LGPD: desafios para fazer reportagens com LAI”. O encontro será mediado pela vice-presidente da Abraji, Katia Brembatti, e contará com a presença de Léo Arcoverde, cofundador da Fiquem Sabendo e produtor de reportagem da GloboNews; Maria Vitória Ramos, cofundadora e diretora da Fiquem Sabendo; e Paulo Saldaña, repórter da Folha de S. Paulo e diretor da Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca).

A atividade faz parte da programação do ciclo de eventos “10 anos da LAI: impacto, desafios e oportunidades”, realizado pelo Fórum em comemoração aos 10 anos de vigência da Lei de Acesso à Informação. Os eventos são transmitidos de forma gratuita por meio da plataforma oficial, onde é possível se inscrever e assistir a gravação dos encontros passados e a transmissão dos próximos debates.

Para obter o certificado de participação, é preciso assistir a 75% do ciclo de eventos, ou seja, a pelo menos três atividades da programação. Os certificados estarão disponíveis a partir do dia 6.jun.2022. Aqueles que não conseguirem acompanhar os encontros ao vivo poderão assistir às gravações até 30.jun.2022 e ainda receber o certificado.

Sobre o Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas

Criado em 2003 com o objetivo de reunir organizações da sociedade civil para mobilizar governo e sociedade pela regulamentação do direito de acesso à informação, o Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas hoje atua no controle social da implementação da Lei de Acesso à Informação. Composta por 28 membros, a coalizão é coordenada atualmente pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).

Assinatura Abraji