Inscrições para Congresso da Jeduca ainda estão abertas
  • 16.10
  • 2020
  • 16:34
  • Abraji

Acesso à Informação

Inscrições para Congresso da Jeduca ainda estão abertas

Começa na próxima segunda-feira, 19.out.2020, o 4.º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação, promovido pela Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação). Na versão 2020, o encontro será totalmente on-line, com inscrição gratuita e os participantes podem fazer doações.

As sessões diárias vão até sexta-feira, dia 23.out.2020, e têm como tema central “O jornalismo de educação na pandemia - O que fizemos até aqui e como continuamos na retomada”. 

Segundos os organizadores, o congresso dará uma atenção especial para a cobertura jornalística no contexto atual e para as questões educacionais que surgiram em 2020. “Entre elas, o agravamento das desigualdades e os grandes desafios de professores, estudantes e gestores diante deste cenário”, afirma o comunicado.

Para Renata Cafardo, vice-presidente da Jeduca e repórter especial do Estadão, o evento é uma oportunidade para discutir a educação nesses tempos de crise sanitária e também refletir sobre a própria imprensa. “Como a gente teve que mudar nossa forma de fazer jornalismo, aprender um novo jeito de trabalhar e se superar nesses tempos difíceis com a nossa profissão", explica Cafardo.

Em um dos painéis, repórteres dos Estados Unidos, do Uruguai e da Nigéria contam suas experiências na cobertura de educação durante os meses da pandemia de coronavírus em seus países. O congresso inclui treinamentos, como o mini-curso sobre o novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A volta às aulas em diferentes países e como os estados brasileiros estão lidando com o ensino remoto também estão na programação.

Clique aqui para se inscrever e conhecer a programa completo.

Assinatura Abraji