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Veja como acessar as APIs de dados da Prefeitura de São Paulo
Foto: Marco Verch/CC-BY 2.0
Atualizado em 16.dez.2019
Para o pessoal de jornalismo de dados e que se interessa por informações da cidade de São Paulo. Na terça (19.nov.2019), a Prefeitura paulistana lançou a chamada Vitrine de APIs
A sigla API corresponde, em inglês, a “Application Programming Interface” e significa Interface de Programação de Aplicação. A plataforma integra sistemas com segurança e agilidade no intercâmbio de informações com diferentes linguagens de programação.
A Vitrine de APIS funciona como uma ponte que conecta os sistemas ou aplicações que têm objetivos e propósitos diferentes, mas que podem utilizar a mesma base de dados, possibilitando o desenvolvimento de novas ferramentas de processamento, aplicação e visualização destes dados. O APILIB organiza e disponibiliza os dados públicos da Prefeitura de São Paulo em formato de “vitrine”
A Prefeitura e secretarias já tinham algumas APIs, como da CET. Mas essa vitrine pode ser útil porque promete padronizar o formato das informações e colocar mais documentações para uso. Os técnicos da Prefeitura usaram o sistema de código aberto WSO2 para gerenciar as APIs
No último 21.nov.2019, colocaram na vitrine as primeiras dez APIs nesta nova metodologia:
§ Base de Compras e Licitações
§ Dados de Ligações e Reclamações dos Canais SP156 (SMIT)
§ Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM)
§ Dados de Reclamações e De núncias (PROCON Paulistano)
§ Pedidos de informação protocolados na Prefeitura via e-SIC
§ Censo Demográfico (2000 e 2010)
§ Base de dados sobre lentidão por trechos
§ Olho Vivo (SPTrans)
§ Histórico de Cardápios da Alimentação Escolar (SME)
§ Escola Aberta (SME)
Há uma promessa de mais APIs entrarem na vitrine nos próximos meses. O problema é que por enquanto não entraram as documentações das APIs
Para acessar, pode ser seguido este roteiro:
1 – Acesse este link e clique em VÁ PARA A VITRINE DE APIS. Clique depois em Criar Conta. Depois faça o login no site
2 – Entre na Vitrine de APIS e escolha uma delas. Fiz um exemplo com a API do e-SIC municipal
3 – Dentro da API escolha a opção “Inscrever-se”
4 – Clique no menu no alto na esquerda em APLICAÇÕES
5 – Clique em “DefaultApplication”
6 - Clique na aba "Chaves de Produção"
7 – Clique em gerar as chaves. Vão aparecer as chaves: "Chave do Consumidor" e "Segredo do Consumidor" (estas chaves você pode usar no seu script)
(MAS AS CHAVES TÊM CURTA DURAÇÃO DE TEMPO - VOCÊ PRECISA PEGAR NOVAS DEPOIS DE UM TEMPO - AO CLICAR EM 'REGENERAR')
8 - Clique de novo no menu no alto na esquerda, agora em APIS – depois VITRINE DE APIS
9 – Entre de novo na API que escolheu no item 2
10 – Na aba Console da API agora você pode testar uma requisição
11 – Clique em GET
12 – Depois em “Try out”
13 – Digite os parâmetros de busca, por exemplo, ano 2018, que é o item obrigatório, e Execute
14 – Abaixo vai aparecer o dado em formato JSON, no caso todos os pedidos de informação feitos à Prefeitura de São Paulo no e-Sic municipal, em 2019
E no Github da Abraji pode ser encontrado um script em Python para fazer isso e gerar um CSV.
Atualização em 16.dez.2019
A Abraji fez uma solicitação pelo e-SIC da Prefeitura de São Paulo para ajustar a paginação da API do e-SIC municipal. A resposta foi enviada no dia 13 de dezembro:
Resposta: "Prezado requerente, Após a análise dos termos de sua manifestação, registrada no e-SIC sob o número de protocolo nº 44259, em cumprimento ao Decreto nº 53.623/2012 e suas alterações, que regulamentam a Lei Federal nº 12.527/2011, informamos que foi realizada uma atualização para que a Vitrine disponibilize todos os registros da base de pedidos de informação (e-Sic) de 2019, conforme solicitado. Desta forma , solicitamos realizar novo teste utilizando o mesmo script desenvolvido. Atenciosamente, Fernando Batistuzzo Chefe de Gabinete SMIT"
Já fizemos um teste e ainda não colocaram um modo correto na documentação da API para pegar a paginação exata de cada ano. Mas a solução é ir testando o limite de cada ano - isto realmente já foi aumentado
Aumentaram o limite de requisições para cada ano. Por exemplo, fiz os testes com 20 mil e 30 mil em 2019 - o de 30 mil chegou em um número quebrado para 2019 - e não o número fixo de 10 mil
Foi possível pegar 28.075, ou seja, todos os pedidos de lei de acesso a informação feitos na Prefeitura paulistana em 2019 - com suas respectivas respostas quando vieram. Detalhe que este número total deve ser atualizado todos os dias
Para o ano de 2018 o limite é de 40 mil - retornou 35.689 pedidos.
O script atualizado é este