Formação

Help Desk

Recursos para Jornalistas Mulheres | Capítulo 4: Subsídios, bolsas e prêmios

Recursos para Jornalistas Mulheres | Capítulo 4: Subsídios, bolsas e prêmios

Publicado originalmente no site da GIJN.

Subsídios e bolsas

Abaixo está uma lista de subsídios, bolsas de estudo e prêmios destinados para pessoas que se identificam como mulheres e para histórias sobre mulheres. 

Para uma lista geral de subsídios e bolsas disponíveis para homens e mulheres, visite a página de recursos da GIJN.

International Women’s Media Foundation tem uma série de subsídios para mulheres jornalistas em todo o mundo, com prazos variados ao longo do ano. Entre eles estão o Women’s Health Reporting sobre saúde reprodutiva, direitos e justiça nas Américas, em parceria com o Centro de Igualdade da Mulher; Reporting Grants for Women’s Stories para cobertura sobre tópicos de gênero pouco abordados, em parceria com a The Secular Society; e o Kim Wall Memorial Fund para relatar subculturas, em parceria com a família Wall. A IWMF também administra o Fundo Howard G. Buffett para Mulheres Jornalistas, que apoia projetos que incluem oportunidades educacionais, reportagens investigativas e iniciativas de desenvolvimento de mídia.

Women in News seleciona anualmente 50 mulheres da África Subsaariana e 30 mulheres do Oriente Médio e Norte da África, todas editoras de nível médio a sênior ou jornalistas seniores, para aprimorar suas habilidades editoriais, de gerenciamento de redação e de liderança. O programa oferece treinamento on-line de liderança e gerenciamento de mídia, suporte de coaching individual, mentoria de pares e networking nacional e regional.

Chicas Poderosas tem filiais em 16 países na América Latina e na Espanha e organiza oficinas de jornalismo investigativo e hackathons; treina mulheres em liderança, habilidades digitais e novas mídias; e facilita a orientação e bolsas de estudo. A organização New Ventures Lab também fornece orientação e financiamento para empreendimentos de mídia independente liderados por mulheres.

Foreign Policy Interrupted oferece um programa de bolsas para mulheres na arena da política externa. O programa se concentra na construção de habilidades de mídia e branding através de um módulo educacional on-line e conexões editoriais. O programa está aberto a mulheres de todo o mundo. 

Future Rising Fellowship Program é uma bolsa virtual de um ano para pessoas de 17 a 24 anos que queiram contar histórias sobre mudanças climáticas, justiça ambiental e equidade de gênero.

African Women in Media lançou seu Programa de Jornalismo Ambiental em colaboração com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Eles estão procurando mulheres jornalistas na África para pautar histórias cobrindo a interseção entre clima e gênero.

Prêmios para mulheres 

Prêmios podem ser uma ótima maneira de ser reconhecido e ter seu trabalho destacado. Para um diretório geral de prêmios globais e regionais abertos a inscrições internacionais, confira a página de recursos do GIJN para dezenas de oportunidades. Abaixo estão os prêmios disponíveis apenas para pessoas que se identificam como mulheres.

O One World Media Award inclui o “Prêmio de Reportagem de Soluções para Mulheres”.

A IWMF patrocina o Courage in Journalism Awards, que homenageia mulheres jornalistas que enfrentam perigo para descobrir a verdade e elevar o padrão para reportagens sob ameaça ou coação. Os prêmios estão abertos a mulheres jornalistas em todo o mundo e é possível indicar pessoas.

Lifetime Achievement Award da IWMF homenageia mulheres líderes pioneiras que demonstraram uma força extraordinária e um compromisso com a liberdade de imprensa e com o avanço das vozes das mulheres em todo o mundo. Jornalistas aposentadas também podem se candidatar.

O Women in News Editorial Leadership Award é concedido a uma editora na África Subsaariana e a uma editora no Oriente Médio e Norte da África. O prêmio reconhece mulheres que deram uma contribuição exemplar para suas redações e que, sob sua liderança, também contribuíram por meio de sua organização para a sociedade.

A International Association of Women in Radio & Television (IAWRT) é uma rede global para mulheres que trabalham em mídia eletrônica e de transmissão, com filiais na África, Ásia, Europa e América do Norte. O IAWRT Documentary Awards oferece um prêmio de US$ 1.000 a cada dois anos em três categorias diferentes, incluindo Impacto Social, Inovação e Talento Emergente. A inscrição é aberta a mulheres produtoras, diretoras e jornalistas que trabalham com rádio, televisão e mídia digital em qualquer lugar do mundo.

Assinatura Abraji