Formação

Acesso à Informação

Help Desk

Manual dá dicas para jornalistas e gestores de redação durante pandemia

Manual dá dicas para jornalistas e gestores de redação durante pandemia

Um time de voluntários, reunindo diversas formações e especialidades, produziu um guia em inglês para ajudar chefes de jornalistas que estão tomando decisões diárias sobre a cobertura do novo coronavírus. O manual colaborativo foi escrito por uma rede internacional, tendo como contexto a realidade dos repórteres e editores norte-americanos. No entanto, muitas orientações e dicas podem se adequar ao contexto brasileiro ou serem retrabalhadas pelas redações do Brasil.

News Nerdery é uma das redes que fizeram o manual e foi formada em 2015 por jornalistas de dados e desenvolvedores de mídia. A ideia é juntar colegas para dividir conhecimento e oferecer apoio. Outras duas organizações colaborativas também participaram: Journalists of Color e Open News

Como contribuição ao projeto, a Abraji traduziu quase todo o material de 16 páginas, que pode ser acessado para download aqui.

O  manual começa falando sobre orientações gerais para evitar a doença, o que fazer caso o jornalista tenha sido exposto ao novo coronavírus e caso familiares e amigos apresentem os sintomas.

A força do guia está no reconhecimento da fragilidade dos jornalistas enquanto um grupo exposto ao desgaste emocional de uma cobertura sem precedentes na história moderna. O texto traz dicas de equipamentos e ferramentas que podem ajudar no trabalho remoto, como sites e aplicativos desenvolvidos para o “home office”, estratégias de entrevistas e abordagens. 

O documento torna público um assunto caro e delicado às redações do mundo inteiro: o relacionamento dos gestores com seus subordinados em uma época em que o dilúvio informacional pode elevar ao esgotamento emocional e ao estresse.

Resumimos aqui alguns trechos: 

  • Repórteres que cobrem traumas também podem viver a experiência do trauma. Tudo bem não se sentir bem. Tudo bem pedir ajuda.
  • Lembre-se das suas necessidades básicas: espaço, descanso, comida e sono. Esta pandemia é uma crise imediata e sem definição de uma linha de tempo. Ao ajudarmos nossas comunidades a entender como responder à covid-19 durante as próximas semanas e meses, podemos nos ajudar uns aos outros a sermos mais eficazes, dando a nós mesmos espaço para descansar e se recuperar. Durma. Coma. Afaste-se intencionalmente.
  • Seja gentil consigo mesmo. Não somos apenas jornalistas cobrindo uma crise, também somos pessoas vivendo esta crise. Muitos de nós estão descobrindo novas maneiras de trabalhar remotamente, tentando ajudar pessoas a entender uma situação que está confusa e mudando rapidamente; e administrando as necessidades de saúde para nós mesmos e para as pessoas queridas, tudo ao mesmo tempo.    
  • Seja gentil com seus colegas de equipe. Se puder, estenda a mão e ofereça apoio às pessoas ao seu redor. Se alguém precisar de ajuda, uma série de táticas pode guiá-lo no apoio a seus pares. Concentre-se na pessoa que você está ajudando; ouça com atenção; lembre-se que o seu papel é ajudar, não resolver. 
  • Reconheça que, de uma hora para outra, nós todos estamos trabalhando de maneira diferente e nem todo mundo vai se adaptar do mesmo jeito. Com o novo esquema de trabalho remoto, alguns colegas talvez adorem trabalhar sozinhos, enquanto outros talvez tenham mais desafios. Podemos apoiar os que sentem mais dificuldades fazendo ligações para apenas uma pessoa ou chamadas coletivas pela internet com todos juntos ao mesmo tempo, justamente para reforçar o sentimento de que estamos trabalhando em conjunto.
  • Se você é um gestor na redação, você tem uma influência importante na saúde mental da sua equipe, mesmo que não se dê conta disso. A liderança não é apenas evitar fazer mal às pessoas. É preciso criar situações para que as pessoas possam prosperar. Cuidar de si mesmo é uma forma de ajudar pessoas a passar pela crise. Quando você estabelece limites no tempo de trabalho, fala transparentemente sobre coisas que ainda está descobrindo, e responde abertamente às suas próprias necessidades, você dá à sua equipe permissão para fazer o mesmo. Pense nisso como a versão "coloque sua máscara em primeiro lugar" da liderança da redação. Além de liderar pelo exemplo pessoal, preste atenção extra aos padrões da equipe, especialmente quando as pessoas, de repente, se veem trabalhando de maneiras diferentes sob uma incerteza sem precedentes. Pesquisas mostram que a falta de orientação é uma fonte significativa de estresse para os jornalistas. Portanto, aborde temas difíceis com cuidado e pense em movimentos proativos que você pode fazer para ajudar todos a se sentirem capazes de descansar e se comunicar honestamente. 
  • Gestores: é um ótimo momento para priorizar impreterivelmente os seus planos de trabalho. A vida profissional de todos mudou e estamos diante de uma crise global. Esse estresse vai mudar o quão produtivos podemos ser - por isso é muito importante ser gentil consigo mesmo. Se você desempenha um papel na gestão dos projetos, de fluxos e “fechamentos”, lembre-se que as funções na redação podem ter que ser ajustadas para acomodar as necessidades e restrições de horários das pessoas.

Outras recomendações específicas para os gestores:

  • Estabelecer políticas claras e específicas, disseminando-as explícita e repetidamente em diversos canais. Crises como essa apontam para necessidade de se garantir à equipe, mais do que nunca, orientação clara e viável que ela possa facilmente acessar e ter como referência. Reiterar essas mensagens vai permitir que aqueles não viram um e-mail com informação crucial tenham outras chances de lê-lo. A repetição também vai garantir que você possa atualizar suas políticas e mensagens, à medida que os fatos mudam e a situação de desenvolve.
  • Tornar seus líderes de redação responsáveis pela comunicação e implementação dessas políticas. Certifique-se de que seus gestores e editores compreendem as orientações, estão preparados e são capazes de responder às perguntas da equipe.
  • Permitir que repórteres e outros profissionais tomem decisões de não viajar e de trabalhar de casa sem apresentar justificativa. Este é o momento de confiar que sua equipe é capaz de tomar boas decisões para eles mesmos, para suas famílias e para a redação. Viajar poder ser particularmente difícil ou perigoso para aqueles que são imunocomprometidos ou tenham familiares que são. Aceitar “Não posso viajar” ou “Preciso trabalhar de casa” sem exigir justificativa adicional ajuda na proteção da privacidade do funcionário.
  • Garanta espaço para feedback e apoio dos colegas. Como a situação é extremamente fluída e informações dos agentes públicos e de saúde mudam constantemente, é importante criar um fórum onde as equipes possam esclarecer dúvidas e apoiar uns aos outros.  
  • Apoie seus freelancers. Este é um período especialmente difícil para pessoas que não têm acesso a benefícios e estruturas garantidos aos funcionários registrados. Demonstre apoio e respeito por sua rede de freelancers, compartilhando orientação adequada com eles e evitando tarefas potencialmente arriscadas. Da mesma forma, seja pontual ao responder a e-mails e ao fazer pagamentos. 
  • Seja realista com as expectativas de produtividade em uma crise de proporções globais. Vivemos tempos assustadores e mesmo seus repórteres mais experientes têm enfrentado tumultos e perturbações.

Segundo Mago Torres, pesquisadora mexicana especializada em jornalismo independente, o projeto começou como uma resposta às necessidades dos jornalistas depois que Organização Mundial da Saúde declarou a covid-19 como uma pandemia. “Nós acreditamos que nossa categoria é forte e mais resiliente porque apoiamos uns aos outros, e que, assim, vamos ajudar os profissionais a fazerem o melhor”.

A maioria dos colaboradores - todos jornalistas que moram nos Estados Unidos - é formada por grupos minoritários, como latinos e afro-americanos.

Diversas entidades que defendem o jornalismo e a liberdade de imprensa já tomaram iniciativas semelhantes, que a Abraji vem divulgando diariamente. Uma forma de acompanhar os guias e as orientações é acompanhar nossas redes sociais e acessar o site constantemente.

:: Acesse a versão do manual português para download ::

Assinatura Abraji