Help Desk

Liberdade e Mídia: uma queda em espiral

Liberdade e Mídia: uma queda em espiral

O direito fundamental de buscar e divulgar informações através de uma imprensa independente está sob ataque, e parte do ataque veio de uma fonte inesperada. Líderes eleitos em muitas democracias, que deveriam ser os defensores mais leais da liberdade de imprensa, fizeram tentativas explícitas de silenciar as vozes críticas da mídia e fortalecer os veículos que fazem uma cobertura favorável. A tendência está ligada a um declínio global na própria democracia: a erosão da liberdade de imprensa é tanto um sintoma quanto um contribuinte para o colapso de outras instituições e princípios democráticos, fato que a torna especialmente alarmante.

De acordo com dados do Freedom in the World (Liberdade no mundo) do Freedom House, a liberdade de imprensa tem se deteriorado em todo o mundo ao longo da última década, com novas formas de repressão se estabeleçam em sociedades abertas e estados autoritários. Se os poderes democráticos deixam de apoiar a independência da mídia em casa e não impõem conseqüências para sua restrição no exterior, a imprensa livre pode estar em perigo de extinção.

A experiência tem mostrado, no entanto, que a liberdade de imprensa pode se recuperar de até mesmo longos períodos de repressão quando tem a oportunidade. O desejo básico de liberdades democráticas, incluindo o acesso ao jornalismo honesto e baseado em fatos, nunca pode ser extinto, e nunca é tarde demais para renovar a exigência de que esses direitos sejam concedidos.

Leia o relatório completo (em inglês).

Assinatura Abraji