Formação

Help Desk

Impacto das redes sociais na saúde mental de jornalistas

Impacto das redes sociais na saúde mental de jornalistas

Presença social não é mais um hobby, é uma habilidade jornalística. Portanto, se deletar todas as suas contas não for uma opção, o que mais você pode fazer para se manter seguro e são online?

A maioria dos jornalistas é viciada em redes sociais. A partir do momento em que desligam o alarme pela manhã até a última olhada em suas contas antes de dormir, uma parte importante do nosso trabalho - e da vida - acontece no Twitter, no Instagram e no Facebook.

As mídias sociais há muito tempo são ninhos de desinformação e assédio a jornalistas, que podem levar à fadiga e até ao esgotamento.

Entre os principais desafios estão o estresse no desempenho do trabalho, a manutenção do equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, a pressão para ter uma presença imparcial nas redes sociais, evitar comentários de trolls, preocupações legais, pressão para obter informações e considerações éticas.

Tudo isso pode levar a problemas de saúde mental, segundo a psicóloga Jelena Kecmanovic, que pesquisou o impacto nas mídias sociais sobre a saúde mental.

Leia o texto completo (em inglês).

Assinatura Abraji