Liberdade de expressão
Help Desk
Como jornalistas mexicanos estão se unindo à sociedade civil para combater a impunidade
Em um país como o México - que o Repórteres Sem Fronteiras considera como um dos países mais perigosos para a mídia - jornalistas enfrentam corrupção e impunidade em quase todos os lugares, de uso indevido de dinheiro público de grandes projetos sociais a um sistema judiciário que limita a capacidade de investigação de crimes.
Hoje, muitos no país estão trabalhando para enfrentar esses desafios. Isso inclui jornalistas, que dedicam seu trabalho para manter o público informado. No entanto, para combater essas questões de maneira mais eficaz, eles podem precisar usar seus semelhantes na sociedade civil, que utilizam abordagens e redes diferentes para falar dos mesmos problemas.
Essa é a missão do Border Hub, um projeto financiado pela USAID e administrado pelo International Center for Journalists (ICFJ), em parceria com o Border Center for Journalists and Bloggers e a Iniciativa Sinaloa.
O programa organizou painéis em três cidades da fronteira dos EUA com o México - Tijuana, Juarez e Saltillo - para discutir modelos de parceria para jornalistas e organizações da sociedade civil . Aqui estão algumas dicas dos palestrantes sobre a melhor forma de trabalhar em conjunto para exigir a prestação de contas.