Help Desk
14 dicas de jornalismo colaborativo: melhore o conteúdo e aumente sua receita
Quando estava procurando descobrir informações de propriedade sobre o mercado imobiliário alemão, o Correctiv não contou aos leitores o que seus repórteres haviam encontrado só depois da publicação. A redação alemã sem fins lucrativos pediu que as pessoas se envolvessem muito antes, fazendo coisas como compartilhar documentos como contratos de aluguel e escrituras de propriedade através da plataforma de pesquisa Crowdnewsroom. O resultado: uma investigação informativa sobre as tendências do mercado imobiliário. O projeto “Quem são os donos de Hamburgo?” contou com contribuições de 1.000 pessoas.
O método de reportagem do projeto foi expandido para outras cidades pela Alemanha.
Esta tendência de envolvimento no jornalismo independente continua a expandir-se geograficamente e de novas formas. Projetos colaborativos focam nas experiências das pessoas afetadas e representam mudanças interessantes. Convidar os membros da audiência a se envolverem (através da participação em eventos ao vivo, testes de experiência do usuário, moderação de comentários e muito mais) representa uma maneira mais humana de trabalhar.
Você pode fazer o conceito funcionar para sua organização planejando um estudo de sua audiência, colocando-a em grupos úteis, alcançando membros relevantes do seu público de maneira significativa e desenvolvendo um relacionamento com eles. Trabalhar direta e indiretamente com os membros da sua comunidade permitirá que você crie produtos de jornalismo e notícias para atender às necessidades de seus usuários e gerar receita.