Ao longo de três semanas, o 2° Curso On-line de Investigação de Fraudes e Corrupção em Contratos Públicos mostrará, por meio de exemplos práticos, como é possível analisar documentos em busca de indícios de corrupção. Serão mostrados estudos de caso das técnicas em apurações na Operação Lava Jato, Castelo de Areia, fraudes nas obras da BR-101, entre outros. O curso inicia em 13 de novembro e tem custo de R$ 120 para sócios da Abraji em dia com o pagamento e R$ 140 para não-sócios. As vagas são limitadas.
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As aulas, voltadas a estudantes e profissionais que desejem se aprofundar na área, serão ministradas por Flávio Ferreira, repórter especializado em judiciário da Folha de S.Paulo e advogado formado pela faculdade de direito do Largo de São Francisco (USP). Flávio participou da cobertura de grandes casos de corrupção revelados pela imprensa nos últimos anos, como o Mensalão, Lava-Jato, Operação Castelo de Areia, entre outros. Foi um dos jornalistas que revelou o cartel ferroviário em São Paulo, numa série de matérias que ganhou o prêmio Excelência Jornalística da SIP (um dos mais importantes da América Latina) e o Grande Prêmio CNT de Jornalismo, entre outros.
As aulas incluem uma série de vídeos e apresentações mostrando noções básicas sobre a legislação de licitações. Elas abordarão, com estudos de caso, os artifícios mais comuns usados para fraudar licitações e contratos públicos. O curso será inteiramente on-line, com exercícios para serem feitos ao final de cada um dos módulos semanais. O instrutor Flávio Ferreira responderá as dúvidas sobre o material no fórum do curso duas vezes por semana. Os inscritos continuarão tendo acesso ao material didático do curso mesmo após o seu término.
Ao final do treinamento, receberão certificado os participantes que tiverem nota de ao menos 50% somando o total dos exercícios. A carga horária sugerida de dedicação é de 5 horas semanais, incluindo aí os vídeos e tempo para fazer os exercícios. Dependendo da intimidade do participante com o tema e as técnicas, é possível concluir os módulos em menos tempo.
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