Comprova terá segunda edição focada em políticas públicas
  • 19.06
  • 2019
  • 07:00
  • Abraji

Acesso à Informação

Comprova terá segunda edição focada em políticas públicas

O projeto Comprova, coalizão de veículos de mídia, voltará a atuar no segundo semestre de 2019, agora com um papel mais educativo e focado em combater a desinformação sobre políticas públicas na internet. O lançamento da segunda fase será feito durante o 14º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), que acontece de 27 a 29 de junho, no campus Vila Olímpia da Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo. O evento contará com a presença de Claire Wardle, diretora executiva do First Draft, organização que pesquisa e combate a desinformação internet.

A coalizão foi lançada em 2018 com 24 veículos de comunicação com o objetivo de combater a disseminação de conteúdos falsos durante a eleição presidencial brasileira. Na primeira edição do projeto, os jornalistas do Comprova conduziram 146 investigações sobre conteúdos que tiveram grande viralização nas mídias sociais durante a campanha eleitoral. Dessas, somente 8% continham informações verdadeiras.

"Neste ano não teremos eleições, mas verificamos que grupos politicamente motivados seguem impulsionando a circulação de falsidades", disse Daniel Bramatti, presidente da Abraji, entidade responsável pela gerência executiva do projeto. "Além de desmentir boatos, o projeto buscará explicar políticas públicas e projetos para alterá-las, prestando um serviço à população." 

Estão previstas também ações educativas, como a difusão de cursos online sobre o combate à desinformação criados pela organização não-governamental First Draft, que continuará dando apoio técnico à coalizão.

A segunda fase do Comprova tem patrocínio do Google News Initiative, do Facebook Journalism Project e do WhatsApp. Outros patrocinadores podem se somar à iniciativa até o início do segundo semestre.

Para mais informações:
Agência Ideal - Bruna Leone: [email protected]
+55 11 96688-8007 | +55 11 4873-7940

Assinatura Abraji