Abraji repudia ataques em massa a Raquel Landim, do UOL
  • 04.10
  • 2024
  • 19:58
  • Abraji

Liberdade de expressão

Abraji repudia ataques em massa a Raquel Landim, do UOL

A Abraji repudia os ataques massivos e ameaças que a jornalista Raquel Landim vem sofrendo desde a publicação de uma nota, na quinta-feira (3 de outubro), sobre um episódio de depressão do candidato paulistano Guilherme Boulos (PSOL) que resultou em uma internação, em 2001, no Hospital do Servidor de São Paulo. Em sua coluna no UOL, Landim apresentou o prontuário médico. 

O assunto havia entrado em pauta durante debate do UOL/Folha de S. Paulo, quando o candidato Pablo Marçal (PRTB) insinuou ter informações sobre essa internação no hospital e levantou suspeitas sobre abuso de drogas. O próprio Boulos informou sobre a internação durante o debate, destacando que sofrera um episódio de depressão na adolescência.

Os ataques à jornalista cresceram de tal maneira que a campanha de Guilherme Boulos autorizou Landim a revelar o off, mostrando que o documento médico foi apresentado pelo próprio candidato, que quis confirmar o que havia dito no debate da Folha/UOL. Já o UOL registrou o caso na polícia.

A Abraji se solidariza com Raquel Landim e pede apuração de ameaças que coloquem em risco a integridade física e moral da jornalista. Também destaca a escalada da linguagem violenta contra os jornalistas durante esse tenso momento eleitoral, clamando por serenidade para que o país atravesse mais esta eleição com paz e democracia.

Diretoria da Abraji, 4 de outubro de 2024

Assinatura Abraji