Abraji repudia ameaças sofridas por Natuza Nery, da GloboNews
  • 02.01
  • 2025
  • 13:32
  • Abraji

Liberdade de expressão

Abraji repudia ameaças sofridas por Natuza Nery, da GloboNews

A Abraji repudia a agressão sofrida pela jornalista da GloboNews Natuza Nery e se solidariza com ela, ameaçada por um policial civil que deveria atuar na segurança da sociedade. 

Natuza fazia compras em um supermercado de Pinheiros, em São Paulo, na noite de segunda-feira (30 de dezembro), quando foi insistentemente ofendida pelo policial, que afirmou que pessoas como ela deveriam ser “aniquiladas.” 

Um policial civil é um servidor público comprometido com a segurança pública e deve zelar pela manutenção dos valores da democracia, como a liberdade de imprensa. É grave que ele tenha assediado a jornalista em seu cotidiano familiar, criado um clima de humilhação e medo. 

Um inquérito foi instaurado pela Corregedoria da Polícia Civil para investigar a conduta de seu agente. É importante que o governo de São Paulo, o Ministério Públicos e as autoridades policiais tomem rápida providência para que tal conduta seja dura e expressamente punida. A pronta resposta do poder público ajuda a coibir esse tipo de comportamento, desencorajando que outras pessoas se sintam confortáveis para praticar atos semelhantes. 

Diretoria da Abraji, 2 de janeiro de 2025

Assinatura Abraji