Abraji repudia ação judicial contra jornalista do Amazonas
  • 22.06
  • 2023
  • 14:55
  • Abraji

Liberdade de expressão

Abraji repudia ação judicial contra jornalista do Amazonas

O portal Vocativo, comandado pelo jornalista Fred Santana, está sendo alvo de uma ação judicial movida pela deputada estadual Joana Darc dos Santos Cordeiro (UB). A deputada entrou em contato com o jornalista pedindo que sua imagem não fosse veiculada em uma reportagem publicada no portal, o que foi atendido por ele. Mesmo com a alteração da imagem e sua retirada de todas as redes sociais, a deputada decidiu processar o jornalista e o veículo, pedindo a exclusão da reportagem, uma indenização por danos morais e a proibição de novas publicações. 

O texto trata de uma série de crimes ambientais cometidos pelo avô do influenciador Agenor Tupinambá na propriedade em que ele vive. Ao final da reportagem, há uma contextualização sobre as polêmicas que envolveram o influenciador e o apoio da deputada Joana Darc ao influenciador. Santana compreendeu que a deputada não estava envolvida com os fatos apresentados e corrigiu a ilustração da reportagem. 

O uso do Poder Judiciário para cercear a liberdade de expressão é uma tática crescente no país. Mesmo que profissionais e veículos de imprensa estejam cumprindo com os deveres de cuidado do jornalismo e se retratando quando necessário, pessoas influentes se valem de processos judiciais que ultrapassam a proporcionalidade, buscando a censura e a intimidação.

A Abraji se solidariza com o jornalista e espera que a Justiça do Amazonas decida em favor da proteção da liberdade de imprensa, preservando o direito constitucional de tornar pública informação relevante.
 

Assinatura Abraji