CTRL+X - Quem tira conteúdo da internet?
Busca pelo site
Digite uma palavra
Cursos Oferecidos pela Abraji

RSS - Assine para receber as novidades do site



Abraji
on Google+

23/01/14 - 16h04 -
Abraji lança versão traduzida e ampliada do Manual de Jornalismo de Dados na Campus Party


* Atualizado em 27 de janeiro de 2014

A Abraji, Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, realiza em 30/1 às 18h15 o lançamento oficial do Manual de Jornalismo de Dados na Campus Party, em São Paulo. O Manual é resultado do esforço colaborativo de tradução do Data Journalism Handbook, publicação da O´Reilly Media e iniciativa do European Journalism Centre e da Open Knowledge Foundation. A tradução para português ficou sob responsabilidade da Abraji e foi coordenada pelo jornalista Tiago Mali, que trabalhou ao longo de 2013 com 26 voluntários para chegar ao resultado final.

A versão em inglês do Data Journalism Handbook é resultado do trabalho de dezenas de pessoas reunidas num workshop de 48 horas no Festival Mozilla de 2011. Desde então, vem sendo atualizado e ampliado com novas contribuições. A edição em português inclui capítulos redigidos por Claudio Weber Abramo, Alberto Cairo, Marcelo Träsel, José Roberto de Toledo e Gustavo Faleiros.

Tiago Mali acredita que a obra vá incentivar o surgimento de novas reportagens com uso de dados no Brasil. “Já temos algumas boas iniciativas de jornalismo de dados no Brasil, mas falta material de referência e reflexões sobre o tema por aqui. Com exemplos de boas práticas mundiais e mostrando o caminho das pedras de novas técnicas, a obra começa a preencher essa lacuna. Ela deve elevar o nível da discussão sobre o tema”, diz Mali, que coordenou a tradução e convidou os autores brasileiros a contribuírem.

Após o lançamento, o Manual de Jornalismo de Dados estará disponível gratuitamente em um site exclusivo.

A Abraji é apoiadora oficial da desconferência StartupMediaBrasil (CMBR), promovida pelo OrbitaLab, um media venture lab que tem por missão estimular o empreendedorismo entre jovens jornalistas e acelerar a inovação na área de Comunicação e Mídia. Serão 2 dias de painéis, 4 de oficinas, um hackathon e uma maratona de negócios de mídia. As atividades serão realizadas de 28 a 31 de janeiro dentro da Campus Party Brasil, no Anhembi, em São Paulo.

"O nosso desafio é levar ao menos 300 estudantes de Comunicação para o nosso palco, para que se conectem com os hackers da Campus Party e comecem a criar projetos com base tecnológica", diz Adriana Garcia, idealizadora do OrbitaLab, que foi seu projeto como Knight fellow na universidade de Stanford, em 2013.

O OrbitaLab dará a todos os participantes do SMBR um certificado de participação: serão 28 horas de atividades, de 28/1 a 31/1. Como o evento acontecerá no Startup&Makers Camp, na Open Campus, a entrada é gratuita. Os estudantes que assim o desejarem podem se inscrever também no hackathon e na maratona. Para esta última atividade, é preciso comprar o ingresso de campuseiro, que custa R$ 300 e dá direito a mentoria do Sebrae na Arena, a parte fechada da Campus.

A Abraji é apoiadora oficial do SMBR e realizará, além do lançamento do Manual de Jornalismo de Dados, um checatão de dados de educação na noite do dia 28/1. 

A Campus Party é o maior evento de cultura digital do Brasil e acontece de 27/1 a 2/2. Espera–se que 160 mil pessoas circulem pelo Anhembi durante esse período.

Alunos interessados em trabalhar como voluntários na cobertura do evento nos dias 30 e 31/1 receberão mentoria do OrbitaLab e um passe livre para acompanhar toda a programação restante (são 7 dias ao todo, com mais de 400 horas de palestras, e os ingressos estão esgotados). Interessados nas áreas de vídeo, produção, texto e social media podem mandar currículo para orbitalmidia@gmail.com até sexta-feira 24/1.


Busca pelo site
E-mail / Usuário

Senha
 
 
   
 

 
 



 



 
 
 






 

INSTITUCIONAL
O que é
Estatuto Social
Diretoria
Comunicados
Parceiros
Privacidade
Copyright
Expediente
SERVIÇOS
Fale conosco
Banco de Currículos
Lista de Discussão
Eventos
NOTÍCIAS
Acesso à informação
RAC
Projeto com estudantes
Noticias da Abraji
Liberdade de expressão
FILIE-SE
Quem pode se filiar?
Quais os benefícios que o sócio da Abraji tem?
Quanto custa?
Como se associar?
 
ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo - abraji@abraji.org.br - (11) 3159-0344 - São Paulo SP