Publicada quarta reportagem produzida com apoio do projeto Defensores Ambientais
  • 27.02
  • 2024
  • 09:45
  • Abraji

Formação

Publicada quarta reportagem produzida com apoio do projeto Defensores Ambientais

Foi publicada nesta segunda-feira (26.fev.2024) a quarta reportagem produzida com o apoio financeiro e técnico da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e do Centre for Investigative Journalism (CIJ), dentro do projeto Defensores Ambientais. 

Publicada pela Mongabay, a reportagem “Locals at the mouth of the Amazon River get a salty taste of climate change”, dos jornalistas Rodrigo Pedroso (SP) e Rudja Santos (AP), mostra como a crise climática tem impactado no modo de vida, especialmente na qualidade da água, da população que vive no arquipélago de Bailique, no Amapá.

Inicialmente, o material foi publicado em inglês, mas deve sair uma versão em português. Rodrigo e Rudja apresentaram a proposta de reportagem no ano passado, durante a seleção que escolheu 10 jornalistas para um treinamento em Belém.  Ao fim do treinamento, foram selecionadas três ideias que receberam o apoio técnico e financeiro de até R$ 15 mil da Abraji e do CIJ.

Com esta publicação sobre Bailique, a Abraji encerra o primeiro ciclo de reportagens financiadas por meio do projeto Defensores Ambientais. Até o fim deste ano devem ser apoiadas novas investigações ambientais (relembre abaixo os materiais publicados)

Durante a fase de apuração e execução das reportagens, todos os jornalistas receberam apoio técnico de mentoras com experiência na cobertura ambiental e tiveram de seguir um rigoroso plano de segurança construído com a Abraji, sob orientação da coordenadora do Programa Tim Lopes, Angelina Nunes. As mentoras dos três projetos de reportagem foram as jornalistas Karla Mendes, Elisângela Mendonça e Fernanda Wenzel.

O Defensores Ambientais é uma iniciativa que tem o objetivo de promover a democracia ambiental e a proteção dos defensores do meio ambiente no Brasil. Além da Abraji, o trabalho reúne a Transparência Internacional – Brasil, o Instituto Centro de Vida (ICV), o Instituto Ethos e a Operação Amazônia Nativa (OPAN), com apoio financeiro da Agence Française de Développement (AFD).

Relembre as reportagens publicadas:

Crédito da imagem: Rodrigo Pedroso

Assinatura Abraji