Congresso da Abraji confirma presença de dois ministros e 16 convidados internacionais
  • 13.06
  • 2023
  • 19:13
  • Abraji

Formação

Congresso da Abraji confirma presença de dois ministros e 16 convidados internacionais

A organização do Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji anunciou mais sete nomes de painelistas para a 18ª edição do maior encontro de jornalistas do país. Já são 16 convidados estrangeiros presentes no evento, sendo que três painelistas participarão de forma remota. O evento acontece daqui a duas semanas, no fim de junho, na ESPM, na Vila Mariana, em São Paulo, com metade da programação transmitida on-line, ao vivo. A curadoria da conferência também confirmou que a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinicius Marques de Carvalho, serão entrevistados.

Além dos nove estrangeiros já divulgados em abril, o Congresso convidou a norte-americana Sally Lehrman, fundadora do Trust Project, para participar da sessão que discute como transparência e credibilidade são fatores essenciais para a sobrevivência dos veículos. Além dela, a colombiana Nathaly Espitia Díaz, Chefe de Programas da Internews para América Latina, dará dicas de segurança digital para jornalistas.

Outras três mulheres estarão no Brasil para a programação presencial: Angélica Cárcamo, que é presidente da Associação de Jornalistas de El Salvador e integra uma rede de profissionais da América Central, fala da política de perseguição à imprensa capitaneada pelo presidente Nayib Bukele;  Nelly Luna Amancio, peruana e diretora do Ojo Público, conversa com colegas brasileiras sobre como o jornalismo independente e local pode pautar novas narrativas sobre a Amazônia; e Gisela Pérez, do Investigative Reporting Program da Universidade da Califórnia, em Berkeley, nos Estados Unidos, se integra à oficina que apresenta técnicas e ferramentas de OSINT para encontrar informações e dados sobre pessoas que participaram de atentados.

Também na direção de reportagens realizadas com auxílio de computador, a 5ª edição do Domingo de Dados incorporou ao time de especialistas brasileiros e internacionais dois nomes de peso. O uruguaio Gabriel Farías, do Amenaza Roboto, um dos vencedores do Sigma Awards de 2023, que mostra o trabalho que analisou bancos de dados sobre a linha de inundação na costa de Montevidéu; enquanto o mexicano Eduard Martin-Borregón fala da sua plataforma para criar gráficos, a DataSketch.

Ministros serão sabatinados

Na manhã de quinta-feira, 29.jun.2023, a ministra Anielle Franco, da Igualdade Racial, será entrevistada pelas jornalistas Gabi Coelho e Basilia Rodrigues. Em pauta, o papel do jornalismo na redução das desigualdades sociais, os caminhos para incluir comunidades periféricas e as estratégias de educação para enfrentar o problema. Na sexta-feira, 30.jun.2023, o ministro da Controladoria-Geral da União, Vinícius Marques de Carvalho, participa de um debate sobre uma pesquisa inédita que avaliou a implementação da Lei de Acesso à Informação (LAI) na burocracia federal. O estudo, encomendado pela Abraji e feito em parceria com a FGV e pesquisadores do IPEA, analisou o monitoramento da LAI em âmbito federal a partir de questionário enviado a todos os servidores responsáveis por essa função. 

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) já disponibilizou a maior parte das atividades que estarão na programação do Congresso, que será realizado no campus Álvaro Alvim da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em São Paulo. Quase 600 pessoas já se registraram no evento — e cerca de 100 escolheram assistir aos painéis de forma remota. 

Garanta sua inscrição!

São essas as 15 trilhas escolhidas para todo o evento: Jornalismo investigativo e/ou jornalismo colaborativo; Cobertura especializada; Diversidade, equidade e inclusão; Produtos jornalísticos em áudio e vídeo; Ameaças à democracia; Proteção e segurança de jornalistas; Acesso à informação; Jornalismo de dados e técnicas de investigação; Desinformação e checagem de fatos; Provocações; Jornalismo independente e/ou jornalismo local; Modelo de negócios e empreendedorismo no jornalismo; Ciência e meio ambiente; Estudos sobre jornalismo; e Cerimônias e homenagens. 

Para ler sobre reportagens já publicadas sobre o evento, clique aqui. Os valores cobrados, dúvidas frequentes, além de detalhes do modelo remoto, estão aqui.

O 18º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo é uma realização da Abraji e do curso de Jornalismo da ESPM.

O evento é patrocinado por Google, Meta, Luminate, Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, Grupo Globo, TikTok, Agence Française de Développement (AFD), Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein (SBIBAE), Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, McDonald's, Alma Preta, Cenarium, Folha de S.Paulo, Knight Center for Journalism in Americas, Lupa, Meio, Open Climate Reporting Initiative/Centre for Investigative Journalism (OCRI/CIJ), Poder 360, Redes Cordiais, SBT News e Trust Project.

Apoiam institucionalmente Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Associação de Jornalismo Digital (Ajor), Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca), Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner), Associação Nacional de Jornais (ANJ), Dart Center for Journalism and Trauma (Projeto da Escola de Jornalismo da Universidade Colúmbia), Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas, Instituto Palavra Aberta, Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor), Media Talks, Oboré, Portal Imprensa, Reuters Institute for the Study of Journalism (Universidade de Oxford), Textual Comunicação, Transparência Internacional - Brasil e UNESCO. O apoio de mídia é da CBN, GloboNews, Grupo RBS e revista piauí.

Serviço
18º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo
Local: ESPM - Campus Álvaro Alvim
Rua Doutor Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana - São Paulo
Inscrições aqui.

 

Assinatura Abraji