Abraji atualiza regras para emissão do certificado do 18º Congresso on-line
  • 09.08
  • 2023
  • 12:45
  • Abraji

Formação

Abraji atualiza regras para emissão do certificado do 18º Congresso on-line

A partir desta quarta-feira (9.ago.2023) passam a valer novas regras para emitir o certificado de participação na versão on-line do 18º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, promovido pela Abraji

Desde 2020, quando foi realizada a primeira edição virtual do evento, os participantes deveriam assistir a no mínimo 70% da programação para ter direito ao certificado. Em 2023, além de cobrar pela inscrição, a diretoria da Abraji decidiu liberar o documento para quem assistiu ao menos uma sessão do Congresso. A nova regra não se aplica a usuários com o percentual de participação igual a zero (0%). 

A mudança foi provocada por uma série de pedidos enviados à Abraji de pessoas que não conseguiram emitir o certificado de participação da versão on-line do Congresso. Apesar do período de um mês para o consumo do conteúdo e da informação sobre o percentual de participação terem sido amplamente divulgados com antecedência, a Abraji considerou os problemas técnicos que ocorreram durante a transmissão do evento e como isso pode impactar na experiência do público.

Quem não atingiu o percentual mínimo (70%) terá direito a um certificado com a carga horária proporcional ao conteúdo que assistiu no site. Esse percentual que define a carga horária personalizada é gerado pela própria plataforma do evento, que calcula o tempo que cada usuário permaneceu na página de cada atividade assistindo ao vídeo.

A organização não disponibilizará os conteúdos novamente, visto que o período de consumo ofertado foi avaliado como suficiente para os interessados verem e reverem as 55 palestras.

“Em 2023, como nas edições anteriores, tivemos novos desafios no Congresso. Essa foi a nossa primeira versão híbrida, com o evento realizado em São Paulo, transmissão simultânea de parte das atividades e participação remota de alguns convidados, além de termos desenvolvido uma plataforma totalmente nova para esta edição. Sabemos que os desafios de organizar um evento do porte do Congresso da Abraji se renovam a cada edição, mas já estamos trabalhando para que esses problemas não voltem a ocorrer no próximo ano”, avalia Katia Brembatti, presidente da Abraji

Como emitir o certificado de participação remota?

O usuário deve entrar em sua conta na plataforma e acessar a seção “Certificado” que aparecerá no topo da página. É preciso responder à pesquisa de satisfação do evento para liberar o documento. Se ainda assim o certificado não estiver disponível, entre em contato com a Abraji pelo email [email protected]


Captura de tela sinaliza a seção "Certificado" do site.

Outros certificados

Na última semana, a Abraji também disponibilizou no site do evento os certificados de participação de palestrantes e moderadores e do público da versão presencial do 18º Congresso e do 5º Domingo de Dados. O passo a passo para obter o documento é o mesmo. Palestrantes e moderadores que não se cadastraram no site no período de organização do evento podem se inscrever por um link específico que deve ser solicitado à Abraji.

Quem comprou ingresso da versão presencial e não conseguiu comparecer ao(s) evento(s) poderá receber o certificado de participação on-line desde que tenha assistido ao conteúdo pelo site.

Certificados de voluntários e do X Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo, entre pareceristas e pessoas selecionadas, serão enviados por email pela equipe Abraji até o final desta semana. 

Congresso de 2023

O 18º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, realizado entre os dias 29 de junho e 2 de julho de 2023, foi a maior edição presencial promovida exclusivamente pela Abraji. Além do recorde de 1500 pessoas participando em quatro dias do evento, incluindo de forma remota, o encontro se consolidou como um dos mais importantes das Américas, se inserindo no patamar de conferências que atraem milhares de profissionais, como o Texas Tribune Festival, IRE, Colpin, ISOJ, Nicar, Gabo, Festival 3i, entre outras.

Números obtidos na base de dados da Abraji revelam também que o Congresso deste ano foi o mais inclusivo em relação a moderadores e palestrantes. Leia mais sobre a edição nesta matéria.

Patrocínio

O 18º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo é uma realização da Abraji e do curso de Jornalismo da ESPM.

O evento é patrocinado por Google, Meta, Luminate, Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, Grupo Globo, TikTok, Agence Française de Développement (AFD), Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein (SBIBAE), Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, McDonald's, Alma Preta, Cenarium, Folha de S.Paulo, Knight Center for Journalism in Americas, Lupa, Meio, Open Climate Reporting Initiative/Centre for Investigative Journalism (OCRI/CIJ), Poder360, Redes Cordiais, SBT News e Trust Project.

Apoiam institucionalmente Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Associação de Jornalismo Digital (Ajor), Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca), Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner), Associação Nacional de Jornais (ANJ), Dart Center for Journalism and Trauma (Projeto da Escola de Jornalismo da Universidade Colúmbia), Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas, Instituto Palavra Aberta, Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor), Media Talks, Oboré, Portal Imprensa, Reuters Institute for the Study of Journalism (Universidade de Oxford), Textual Comunicação, Transparência Internacional - Brasil e UNESCO. O apoio de mídia é da CBN, GloboNews, Grupo RBS e revista piauí.

Assinatura Abraji