Formação

Acesso à Informação

Help Desk

Saiba como baixar (e entender) os dados do Ipea todos de uma vez

Saiba como baixar (e entender) os dados do Ipea todos de uma vez

O Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), desde os anos 60, fornece suporte técnico e institucional às ações do governo para a formulação e reformulação de políticas públicas e programas de desenvolvimento. E agora todo esse repositório de informações sobre o país pode ser consultado de forma mais ágil.

O economista Luan Borelli criou uma API wrapper, isto é, um conjunto de rotinas em Python para acesso da API (application programming interface) do Ipea. Com isso, por exemplo, você pode baixar em segundos, em formato de planilha, o histórico da taxa de câmbio da moeda nacional com o dólar americano desde 1985 até hoje.

Apesar dos dados também estarem disponíveis no Ipeadata, o uso da API torna não mais necessário baixar uma planilha de cada de vez e também possibilita analisar as informações com ciência de dados, com o uso de linguagens como Python e R, e assim fazer análises estatísticas e visualizações variadas.

Borelli foi bolsista do Ipea/PNPD, trabalhando como auxiliar de pesquisa atuando na Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas. O pacote em Python que ele criou é chamado de ipeadatapy e permite acessar atualmente 8.841 tipos diferentes de dados que o Ipea coleta ou estuda.

No tema Social, por exemplo, o usuário pode baixar informações sobre Defasagem escolar, Benefício de Prestação Continuada (BPC); Pobreza - pessoas indigentes e Índice de Desenvolvimento Humano Municipal. No tema Regional dados como de Vendas nominais - varejo; Total da evolução de desligamentos; Consumo de energia elétrica e Cesta básica - gasto mensal. E em Macroeconômico assuntos como a Área colhida e a Produção de diversas culturas agrícolas; Exportações em geral; Fluxo de caixa da previdência - Arrecadação Líquida; Horas trabalhadas - indústria; Pesquisas de Avaliação do governo; Taxas de juros; Taxa de câmbio nominal; Salário mínimo real e índices de inflação.

No Gitub da Abraji você pode encontrar um guia de uso do ipeadatapy traduzido para o português, na linguagem Python. A API permite dividir os milhares de dados em códigos, temas, títulos, descrições, fontes e datas, o que torna a organização e pesquisa mais fáceis.

Assinatura Abraji