Organização lança ferramenta com dados sobre o financiamento eleitoral em 2018
  • 09.11
  • 2018
  • 09:51
  • Marina Atoji

Acesso à Informação

Organização lança ferramenta com dados sobre o financiamento eleitoral em 2018

Na próxima segunda-feira (12.nov.2018), o Movimento Transparência Partidária lança uma ferramenta que reúne dados sobre financiamento eleitoral em 2018. A partir de informações da Justiça Eleitoral, a plataforma mostra quanto recurso público foi empregado em candidaturas por gênero, raça e outros recortes sócio-demográficos..

O lançamento será feito durante o evento “Onde está o dinheiro das Eleições 2018?”, que conta com o apoio da Abraji e acontecerá no civi-co (R. Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 445 - Pinheiros - São Paulo-SP) a partir das 9h. A participação é gratuita e aberta a todos os interessados.

“A ferramenta é capaz de responder a qualquer pergunta sobre o financiamento eleitoral de 2018”, diz o coordenador do Transparência Partidária Marcelo Issa. A plataforma permite identificar a origem dos recursos de campanha com detalhes e fazer cruzamentos de dados e análises. “Algo de que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) não dispõe”, destaca Issa.

Além da plataforma, também serão mostrados os resultados de uma análise do sistema de prestação de contas de 2017 dos partidos políticos, feita pelo Transparência Partidária. Segundo Issa, “pela primeira vez no Brasil produzimos um diagnóstico da movimentação financeira e contábil das agremiações partidárias em um exercício anual”.

Os dados do sistema ganharam publicidade após o movimento apresentar uma petição ao TSE em dezembro de 2017 com apoio da Abraji, Transparência Brasil, Associação Contas Abertas e outras 15 entidades.

Na análise da movimentação financeira, o Transparência Partidária verificou que alguns partidos contrataram empresas pertencentes aos próprios dirigentes da sigla. Houve também casos em que empresas fizeram doações a partidos imediatamente antes ou após serem contratadas pela agremiação.

As contas dos partidos ainda são opacas, aponta Issa. “Existe um volume ainda significativo de recursos dos partidos sobre cuja destinação é muito difícil obter informações”, diz. A transferência de recursos para fundações partidárias é um exemplo de falta de transparência que ele destaca.

Ao final do evento, serão debatidas a participação da sociedade no financiamento de campanhas, a transparência sobre essas informações e a renovação na política. Representantes do movimento RenovaBR, que elegeu 16 de suas lideranças este ano, estarão presentes.

Programação

9h - 9h45: Apresentação do relatório de análise do sistema de prestação das contas de 2017 dos partidos políticos

9h45 - 10h45: Apresentação do sistema eletrônico de análise de receitas e despesas das eleições de 2018 

10h45 - 11h: Intervalo

11h - 11h30: A participação da sociedade no financiamento de campanhas

11h30 - 12h30: Mesa redonda com candidatos em 2018 sobre financiamento eleitoral, renovação e transparência

Serviço
Onde está o dinheiro das Eleições 2018?
12/11 (segunda-feira), das 9h às 12h30
civi-co: R. Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 445 - Pinheiros - São Paulo-SP
Gratuito

Assinatura Abraji