Zuenir Ventura é o homenageado do 13º Congresso da Abraji
  • 23.04
  • 2018
  • 13:14
  • Rafael Oliveira

Formação

Zuenir Ventura é o homenageado do 13º Congresso da Abraji

No mesmo ano em que a data retratada em seu principal livro, 1968, completa 5 décadas, o jornalista e escritor Zuenir Ventura será o homenageado da 13ª edição do Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji. 

O mineiro, que construiu toda a sua trajetória em terras fluminenses, iniciou a carreira como arquivista em 1956, na Tribuna da Imprensa do “péssimo político, mas ótimo jornalista” Carlos Lacerda. Formado em Letras Neolatinas pela UFRJ, foi parar no jornalismo após escrever o obituário do escritor francês Albert Camus. “Lacerda precisava de alguém para escrever o texto, mas ninguém conhecia Camus muito bem. Eu era fã e me ofereci para fazer”, conta Zuenir. O texto acabou fazendo sucesso e ele “desceu” do arquivo do jornal, no 3º andar, para a redação, no 1º. Nunca mais subiu. Nos quase 60 anos de carreira, Zuenir passou por Correio da Manhã, Cruzeiro, Jornal do Brasil, Visão, Veja, Istoé e outros veículos. Atualmente é colunista do Jornal O Globo.

“Reportagem é algo que nos ajuda a entender uma época ou um lugar. É isso que Zuenir Ventura fez de forma brilhante em trabalhos como "1968, o ano que não terminou" e "Cidade partida". Ao aceitar a homenagem da Abraji, ele é que nos empresta um pouco da sua grandeza”, diz Daniel Bramatti, presidente da Abraji.

Zuenir recebeu a homenagem com “uma emoção muito especial e uma honra”. “Admiro o projeto da Abraji desde quando, há 16 anos, ela nos apontou o caminho que os principais jornais do mundo seguem hoje: o jornalismo investigativo”, afirma.

Para ele, o jornalismo é um “instrumento fundamental da democracia”. “Não existe democracia sem imprensa livre. E tem que ser uma imprensa crítica. Não necessariamente de oposição, mas implacavelmente crítica”, diz.

A sessão solene de homenagem, com exibição de mini-documentário da Abraji sobre o repórter, ocorrerá em 28 de junho, a partir das 16h30, na Universidade Anhembi Morumbi, unidade da Vila Olímpia, em São Paulo. As inscrições para a 13ª edição do Congresso Internacional da Abraji serão abertas nas próximas semanas.

Zuenir junta-se a José Hamilton Ribeiro, Joel Silveira, Lúcio Flávio Pinto, Paulo Totti, Dorrit Harazim, Rosental Calmon Alves, Janio de Freitas, Marcos Sá Corrêa, Tim Lopes, Elio Gaspari, Clóvis Rossi, Elvira Lobato e Carlos Wagner no rol de homenageados da Abraji. 

Esta semana, a Abraji publica uma conversa com Zuenir sobre seus ídolos na profissão, fake news e o futuro do jornalismo.

Assinatura Abraji