Veja os 10 selecionados para o curso de jornalismo ambiental em Belém
  • 31.07
  • 2023
  • 17:35
  • Abraji

Formação

Veja os 10 selecionados para o curso de jornalismo ambiental em Belém

O edital para escolha dos participantes do curso de jornalismo ambiental, organizado pela Abraji em parceria com a Open Climate Initiative/Centre for Investigative Journalism (OCRI/CIJ), recebeu 90 inscrições de profissionais de todo o país. Foram selecionadas 10 pessoas, que receberão o treinamento em Belém, de 21 a 24 de agosto, com todas as despesas pagas.

O treinamento integra as atividades do programa Defensores Ambientais - uma iniciativa da Agence Française de Développement (AFD), coordenada pela Transparência Internacional Brasil, com participação da Abraji, Operação Amazônia Nativa (OPAN), Instituto Centro de Vida (ICV) e Instituto Ethos.

Veja os 10 profissionais selecionados:

  • Carolina Bataier (DF)
  • Cecilia Mara Alves Silva Amorim (PA)
  • Jullie Pereira da Silva (AM)
  • Taina Nicoly Neves Ambrozio (AM)
  • Rodrigo Pedroso (SP)
  • Débora dos Santos Gomes (TO)
  • Rudja Catrine Silva dos Santos (AP)
  • Michael de Souza Esquer (MT)
  • Bibiana Maia da Silva (RJ)
  • Fellipe Abreu de Alcântara (SP)

 
O curso será realizado nas dependências da Universidade Federal do Pará, de 21 a 24 de agosto. Ao fim do treinamento, serão selecionadas duas ideias de reportagem que receberão apoio financeiro e técnico para a execução e publicação com o prazo final até janeiro de 2024.
 
Os instrutores do treinamento também já foram definidos. Saiba quem são:

Sineia do Vale
Indígena do povo Wapichana, da região Serra da Lua, em Roraima, atualmente é coordenadora Nacional do Comitê Indígena de Mudanças Climáticas (CIMC). Também atua como gestora ambiental e coordenadora do Departamento de Gestão Territorial e Ambiental do Conselho Indígena de Roraima (CIR). Em 2021, foi a única brasileira a discusar na Cúpula dos Líderes sobre o Clima, dos Estados Unidos. Há mais de 10 anos acompanha as discussões climáticas no âmbito internacional da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC).
 
Wérica Lima
Formada em comunicação social/jornalismo pela Universidade Nilton Lins, é estudante de Ciências Biológicas no Instituto Federal do Amazonas (IFAM). Em sua trajetória, passou pela assessoria de comunicação do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Em 2019, participou da 1ª Oficina de Jornalismo Socioambiental da Amazônia Real e foi social media na agência entre julho de 2020 e janeiro de 2021. Desde 2021, é repórter da Amazônia Real e empenha-se em fazer reportagens que representem a diversidade amazônica e dêem espaço para as populações falarem sobre suas próprias realidades, a partir do jornalismo científico e socioambiental.
 
Carolina Dantas
É editora do PlenaMata e da InfoAmazonia, trabalha como jornalista há 13 anos e, desde 2016, é especialista nas áreas de ciência, saúde e meio ambiente. Antes, trabalhou como repórter e editora no Grupo RBS, na Folha de S.Paulo, no G1 e na TV Globo. É alumni do Departamento de Estado dos Estados Unidos, título concedido após convite do governo para programa internacional sobre mudanças climáticas.
 
Edriano Souza
Analista de Pesquisa no Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), possui experiência acadêmica e profissional nas áreas de Ciências de Florestas Tropicais do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e engenharia florestal na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). É especialista em análises geoespaciais aplicadas à conservação de vegetação nativa, com foco na modelagem de Biomassa (AGBD) e Gases de Efeito Estufa no Brasil (GEE). No IPAM, colabora para aprimorar a quantificação e qualificação das estimativas relacionadas ao setor de Mudança de Uso da Terra e Floresta (Desmatamento, Degradação e Recuperação) no Sistema de Estimativa de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG).
 
Fernanda Wenzel
É repórter investigativa e trabalha como freelancer. Especializada em meio ambiente e Amazônia, já teve matérias publicadas por veículos como Unearthed, Mongabay, Repórter Brasil, Agência Pública, ((o))eco, Folha de S. Paulo, The Guardian, BBC Brasil e CNN Internacional. Em 2022, produziu a série Ladrões de Floresta para o Intercept Brasil, como bolsista da Rainforest Investigation Network, do Pulitzer Center. Foi a idealizadora e roteirista do documentário BR Acima de Tudo, que trata do projeto de construção de uma estrada sobre uma das áreas mais preservadas da Amazônia.

Crédito da foto: SL Photography/Getty Images

Assinatura Abraji