• 24.05
  • 2012
  • 10:13
  • SIP

"Todo dia é dia de viver" - Projeção de Fotos do Observatório de Favelas

O assassinato do jornalista Tim Lopes, da TV Globo, em 2 de junho de 2002, quando fazia uma reportagem sobre exploração sexual e tráfico de drogas em uma favela do Rio de Janeiro, representou um marco na história do jornalismo brasileiro. Como parte das atividades do seminário JORNALISMO DE RISCO NO BRASIL: Tim Lopes, 10 anos depois, a agência Imagens do Povo, do Observatório de Favelas da Maré, vai projetar fotos sobre o dia a dia das favelas nas telas de dois aparelhos de televisão no salão de entrada da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM/RJ). A projeção intitulada "Todo dia é dia de viver" vai começar no dia 31 de maio e poderá ser vista no local até o final de junho.

Ainda há vagas para o seminário JORNALISMO DE RISCO NO BRASIL: Tim Lopes, 10 anos depois. Vão participar representantes de diferentes regiões do Brasil, como Altamira, no Pará, e Limoeiro do Norte, em Fortaleza, onde os repórteres e radialistas enfrentam situações específicas de trabalho, com ameaças e desafios constantes. O seminário propõe discutir os contextos de mortes e agressões de jornalistas - somente em 2012, quatro profissionais foram assassinados no país.

Haverá duas atividades especiais durante o encontro: no dia 31 de maio, Michael Camilleri, especialista em Direitos Humanos da Relatoria Especial para a Liberdade de Expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), vai apresentar os Modelos Jurídicos Interamericanos em matéria de Prevenção, Proteção e Luta contra a Impunidade. E no dia 1º de junho será apresentado um trecho do filme "Histórias de Arcanjo - um documentário sobre Tim Lopes" feito por seu filho, o jornalista Bruno Quintella.

O evento é uma realização da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) e Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), com apoio da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-RJ). Tem o patrocínio da Fundação John S. & James L. Knight e faz parte do Projeto contra a Impunidade da SIP.

As inscrições gratuitas podem ser feitas em http://bit.ly/SeminarioSip2012

Serão fornecidos certificados de participação a todos os inscritos. Vagas limitadas.

Assinatura Abraji