Site de Campo Mourão é alvo de represálias após publicação de entrevista com vencedoras de concurso de beleza
  • 08.08
  • 2018
  • 14:12
  • Rafael Oliveira

Liberdade de expressão

Site de Campo Mourão é alvo de represálias após publicação de entrevista com vencedoras de concurso de beleza

O site i44 News e seu editor, Carlos Ohara, têm sido alvo de represálias desde a publicação de uma entrevista, em 29.jun.2018. As entrevistadas, vencedoras de um concurso de beleza de festa tradicional de Campo Mourão (PR), tentaram retirar o conteúdo do ar judicialmente e, segundo Ohara, a secretária de cultura do município passou a fazer lobby contra um evento público organizado por sua família.

Na publicação, o jornalista Alexandre Gaioto afirma que as duas jovens, escolhidas rainha e princesa da Festa Nacional do Carneiro no Buraco, “têm algumas lacunas culturais em comum: não sabem citar o nome de seus escritores prediletos e não conseguem dizer quais seus filmes, atores e diretores favoritos”. Além disso, o repórter reproduz a declaração de ambas de que “faltam homens bonitos em Campo Mourão”.

As afirmações — especialmente a segunda — tiveram repercussão negativa na cidade, levando Milena Góis e Camila Santos a procurar o Judiciário. Além de solicitar que o conteúdo da entrevista fosse retirado do ar, pediram que a Justiça impedisse o veículo de fazer novas publicações sobre ambas. 

A juíza Mayra Zavattaro negou o pedido de liminar para remoção de conteúdo, afirmando que "não há indicativos de que o repórter tenha distorcido" o contexto da entrevista. No despacho, a magistrada também destaca que não cabe ao Poder Judiciário “a prévia fiscalização de notícias, de modo a classificá-las como difamatórias ou inverídicas”, e que isso representaria “inaceitável retorno da censura prévia”. O processo ainda será julgado no mérito.

A repercussão negativa das declarações das jovens também motivou a secretária de cultura de Campo Mourão, Marley Formentini, a publicar texto em seu Facebook criticando o jornalista. Segundo Formentini, o que foi exposto como “opinião das entrevistadas” foi “covardemente distorcido” pelo repórter.  

Em artigo publicado no i44 News, Carlos Ohara afirma que recebeu ligação da secretária, pedindo que a publicação fosse apagada, mas se recusou a retirar o conteúdo. Segundo o jornalista, a partir da negativa, Formentini passou a atuar contrariamente à realização de um evento público organizado por sua família.

A solenidade, realizada em 29.jul.2018, foi integralmente bancada pela família, e homenageava a filha do editor do veículo, Analis Ohara. Artista e agitadora cultural, ela faleceu um ano antes, vítima de um tumor cerebral. O evento, que teve como destaque o cantor Kiko Zambianchi, ocorreu na concha acústica da cidade — recentemente batizada com o nome de Analis — e contou com outras apresentações teatrais e musicais.

Segundo Carlos Ohara, a secretária de cultura demonstrou entusiasmo com o evento inicialmente, indicando intenções de auxiliá-los e oferecendo o teatro do município, em caso de chuva. Após a publicação da entrevista com as musas da Festa Nacional do Carneiro no Buraco e da recusa em deletar a publicação, ela teria mudado a postura. 

Em seu artigo, Ohara afirma que Formentini passou a utilizar-se do cargo e do poder de direcionamento de verbas da área para pressionar artistas locais e permissionários da escola municipal de circo a não participarem da homenagem.

Após a realização do evento, o jornalista procurou a Promotoria do Patrimônio Público de Campo Mourão e denunciou as ações da secretária. 

Procurada pela Abraji, Formentini não atendeu às ligações.

Assinatura Abraji