SIP condena assédio à imprensa na Nicarágua
  • 30.08
  • 2018
  • 13:13
  • Redação

Liberdade de expressão

SIP condena assédio à imprensa na Nicarágua

Foto: Jorge Mejía Peralta

A Sociedade Interamericana de Prensa (SIP) emitiu, nesta quinta-feira (30.ago.2018) uma nota de repúdio aos ataques do governo da Nicarágua e de grupos paramilitares contra jornalistas e meios de comunicação do país. A vítima mais recente é Carlos Pastora, gerente da emissora local de TV Canal 10. Pastora foi ameaçado e perseguido por expor, em transmissão, a violência que o país enfrenta desde abril deste ano.

Desde essa época, Nicarágua passa por uma onda de protestos contrários ao governo. A repressão às manifestações já provocou cerca de 300 mortos e mais de 2 mil feridos, de acordo com estimativa do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos.

Na nota, a SIP diz se solidarizar com a imprensa independente: "Responsabilizamos o governo do sr. Ortega pelos atos de violência contra veículos, jornalistas e seus familiares; exigimos que se encerrem imediatamente os atos de agressão, intimidação e ameaça; pedimos que sejam investigados de forma exaustiva os atos violentos e que sejam cumpridas as medidas de proteção a jornalistas e seus familiares previstas pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos".

A íntegra do texto em Português está disponível neste link. O original, em espanhol, pode ser acessado aqui.

Assinatura Abraji