• 20.03
  • 2017
  • 13:11
  • Tiago Aguiar

Rumo à profissionalização, Agência Mural abre processo seletivo e crowdfunding

Na ativa há mais de seis anos, a Agência Mural prepara um importante passo em direção a sua formalização e abre uma campanha de arrecadação para formalizar-se como organização não-governamental.

 

A Mural é uma agência de notícias, de informação e de inteligência sobre as periferias de São Paulo. Originalmente, era um blog com curadoria e organização do repórter Bruno Garcez, parte de seu projeto como bolsista da Knight Foundation. Em 2010, a também jornalista Izabela Moi assumiu a dianteira do projeto, que há três anos ganhou novas dimensões e se transformou na Agência Mural.

 

Moi avalia que nas últimas décadas, a periferia ficou de fora da cobertura de boa qualidade ou foi mal representada.“Temos ainda muitos planos e queremos crescer. Somos ainda um coletivo, e todo esse trabalho em sua maioria ainda é feito na força e na vontade de todos os que acreditam e participam da nossa missão: minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias na região metropolitana da Grande São Paulo”.

 

Marina Lopes, responsável pelo processo seletivo, explica que “o valor arrecadado na campanha de financiamento coletivo será utilizado na formalização da Agência Mural. Neste orçamento, estamos considerando os custos de registro e suporte contábil por cerca de 2 anos”.

 

A formalização será um primeiro passo para pensar em como gerar renda e remunerar mais pessoas envolvidas no trabalho. Hoje, embora apenas um colaborador tenha remuneração fixa, os autores dos textos que que entram no 32xSP, Blog Mural e Guia da Folha recebem como freelancers. Além desses três espaços de publicação, a agência tem parcerias com Global Voices, Catraca Livre e mantém um espaço próprio no Medium.

 

Seleção de novos muralistas

 

A Agência também abriu um processo seletivo para correspondentes locais nos bairros ou municípios na periferia da Grande São Paulo. As inscrições vão até 20 de abril. A equipe procura profissionais nas áreas de texto, vídeo, áudio, foto, redes sociais, e outras relacionadas indiretamente com jornalismo: mobilização, produção cultural e de eventos, design e programação. É o segundo processo seletivo que conta com uma formação on-line para os selecionados.

 

Lopes, que cuida da área de de seleção e formação da agência, comenta que a ideia da formação é aproximar os colaboradores da missão da Agência Mural, ampliando sua percepção territorial e desenvolvendo o olhar para a cobertura local.

 

“Apresentamos melhor o trabalho da Agência Mural para os novos correspondentes, incentivamos que eles reflitam sobre como as periferias são retratadas nos noticiários e também falamos um pouco sobre produção de conteúdo”.

Mais informações sobre o processo estão disponíveis aqui.

Assinatura Abraji