Projeto Caravana estreia com workshops na Rocinha
  • 27.10
  • 2023
  • 17:35
  • Abraji

Formação

Projeto Caravana estreia com workshops na Rocinha

Estreou nesta semana o Projeto Caravana da Abraji com oficinas da Associação Fala Roça, que aconteceram nos dias 25 e 26.out.2023,, na Rocinha, no Rio de Janeiro. Foram dois dias de workshops que incluíram aula de história da Rocinha, fundamentos das práticas jornalísticas, desenvolvimento de conteúdo e uso da Lei de Acesso à Informação (LAI), entre outros tópicos.

A diretora da Abraji Gabi Coelho conduziu uma das oficinas, na qual se reuniu com jornalistas, ativistas e comunicadores locais. A formação abordou os impactos do uso da Lei de Acesso à Informação (LAI) para o jornalismo independente, além de dicas sobre como usá-la para capacitar a comunidade a acessar informações críticas sobre sua região.

“Essa experiência reforçou a noção de que a LAI é uma ferramenta essencial para o jornalismo independente, especialmente em comunidades como a Rocinha”, afirmou Coelho. Para ela, o conhecimento sobre a LAI não apenas aumenta a transparência e a responsabilidade do governo, mas também capacita os jornalistas locais a promover mudanças positivas na comunidade.

Para Michel Silva, um dos fundadores do Fala Roça, "foi importante receber este projeto na Rocinha em parceria com a Abraji para podermos fortalecer ainda mais as redes de comunicadores que estamos construindo nos últimos anos". "Os participantes não perderam nenhum minuto de cada atividade que foi oferecida com uma programação pensada para nós, que atuamos na favela. Muitos nem conheciam a LAI, por exemplo. Repassar os conhecimentos numa linguagem acessível fez com que todos quisessem participar de futuras formações que vamos oferecer na sede do Fala Roça", comemorou Silva.

O projeto Caravana tem como objetivo desenvolver treinamentos específicos para a realidade dos comunicadores do jornalismo local e incentivar financeiramente iniciativas criadas naquele espaço. Nesta primeira etapa, dez organizações serão beneficiadas pelo projeto: Abaré - Escola de Jornalismo, do Amazonas; Associação Fala Roça, do Rio de Janeiro; Associação Gira Mundo e Coletivo Utopia Negra Amapaense, ambas do Amapá; Associação MATPHA, do Acre; Coletivo Magnífica Mundi, de Goiás; Kombi Livros, de Santa Catarina; Site Coreto, da Bahia; Telas em Rede, do Pará; TV Restinga, do Rio Grande do Sul.

Concebido pela Abraji, por sua então gerente executiva Maria Esperidião, o Projeto Caravana tem financiamento da Fundação Ford. A coordenação é de Nina Weingrill e Thaís Cavalcante. "A ideia deste projeto é fortalecer redes locais de jornalistas e comunicadores e melhorar o desempenho de profissionais e estudantes. Queremos oferecer formação com foco na sustentabilidade do jornalismo local", afirma Sérgio Ludtke, coordenador de cursos da Abraji.

 

Crédito da imagem: Fala Roça

Assinatura Abraji