Programa de aceleração de mídias digitais voltado a mulheres abre inscrições
  • 28.09
  • 2018
  • 15:06
  • Rafael Oliveira

Formação

Programa de aceleração de mídias digitais voltado a mulheres abre inscrições

A iniciativa Chicas Poderosas está com inscrições abertas para o seu segundo acelerador de projetos de mídia digital. O Laboratório de Novos Empreendimentos (NVL) vai oferecer suporte a empresas que estejam em estágio inicial e sejam lideradas por mulheres. O programa começará em janeiro de 2019 e tem duração de 20 semanas. O prazo para se inscrever vai até 20.nov.2018 e oito startups serão selecionadas. 

Além do acelerador, a Chicas Poderosas vai promover três oficinas de design thinking voltadas para o NVL, em São Paulo (3.nov), Rio de Janeiro (4.nov) e Florianópolis (11.nov). As inscrições para as oficinas ficam abertas até 48h antes, ou até as 30 vagas disponíveis em cada uma se esgotarem.

Ao longo das 20 semanas, a iniciativa vai oferecer um mini-MBA, orientação para atender às necessidades específicas das empresas atendidas pela aceleração e um plano para apoiar o lançamento do empreendimento. O programa inclui treinamentos on-line, sessões de orientação de equipe e vai acontecer entre 14.jan.2019 e 7.jun.2019, com pausa no Carnaval.

Segundo Ana Addobbati, gerente do NVL no Brasil, o programa é um desejo antigo da CEO da Chicas Poderosas Mariana Santos, que queria “dar um passo a mais” no apoio a mulheres que desejam ter negócios sustentáveis de mídia digital. “Até então, Chicas Poderosas vinha girando a América Latina disseminando a metodologia de Design Human Centred para apoiar comunicadoras a desenvolverem seus protótipos de negócios e projetos”, diz.

Essa é a segunda edição do NVL no Brasil. O primeiro programa de aceleração da Chicas Poderosas envolveu dez projetos em Manaus, Recife, Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Equador e Peru. “No Brasil, onde a desigualdade de gênero é gritante, um gargalo para o desenvolvimento do País, e a indústria de mídia está em xeque, fez-se necessário implementar uma aceleradora para apoiar projetos e negócios liderados por mulheres a ganhar tração e se tornarem realidade”, explica a gerente.

Addobbati é fundadora das startups Women Friendly e #letstalk, e teve a segunda iniciativa acelerada na primeira edição do NVL. Desde setembro deste ano é gerente do projeto no Brasil. “Muitos dos projetos da primeira edição já estão em outro momento de maturidade comparado a quando entraram, outros em parceria com instituições internacionais e outros em fase de captação de investidores. Nossa expectativa é que o programa atraia ainda mais investidores, parceiros e projetos dado o sucesso e aprendizados da primeira edição”, afirma.

Assinatura Abraji