Prêmio Vladimir Herzog realiza 6ª Roda de Conversa com vencedores da edição 2017
  • 23.10
  • 2017
  • 14:13
  • Mariana Gonçalves

Formação

Prêmio Vladimir Herzog realiza 6ª Roda de Conversa com vencedores da edição 2017

A fim de compartilhar os bastidores da produção de reportagens e de outros trabalhos jornalísticos premiados, os homenageados deste ano do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos reúnem-se na próxima semana (31.out.2017) para a realização da 6ª edição da Roda de Conversa.

A Roda, voltada especialmente para estudantes de cursos de comunicação, acontece desde 2012 e visa a promover a troca de conhecimentos entre jornalistas sobre métodos e técnicas de reportagem, desde a elaboração da pauta até a apuração e a criação do produto final. O encontro está marcado para ocorrer das 14h às 18h, no Tucarena, em São Paulo. O evento é gratuito e aberto ao público, e haverá transmissão ao vivo pela TV PUC.

“Além de promover a integração entre os melhores jornalistas dedicados ao tema, com a troca de fontes e pautas que fortalecem a cobertura de direitos humanos no país, o evento é uma verdadeira aula sobre como fazer o melhor jornalismo nas diferentes mídias representadas na premiação”, afirma o jornalista e produtor da Roda de Conversa, Algo Quiroga. 

Considerado uma das mais significativas distinções jornalísticas do país, o Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos teve recorde de inscrições neste ano (634) e, no fim, homenageou catorze trabalhos jornalísticos entre prêmios e Menções Honrosas. Durante a Roda de Conversa, haverá também a diplomação das equipes vencedoras do 9º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, destinado a estudantes universitários. 

Para a jornalista Michelle Trombelli, da BandNews FM, que no ano passado foi uma das ganhadoras do PVH com uma série de reportagens sobre os 10 anos da Lei Maria da Penha, “este é um dos principais prêmios para qualquer jornalista – o de poder compartilhar histórias e as experiências com outros colegas”. A jornalista já esteve na Roda duas vezes, e diz que sempre ficou impressionada com o processo de produção de colegas e as particularidades do trabalho em cada veículo de comunicação. 

“No dia a dia, na loucura da redação, a gente acaba deixando um pouco de lado esse espírito do verdadeiro jornalismo, sabe? Acaba sempre fazendo o básico, para dar conta de tudo”, conta. “De vez em quando, é bom você parar, refletir e ouvir sobre os seus processos.” 

Trombelli lembra os relatos de colegas na última edição da conversa – como o do jornalista Leonencio Nossa, que venceu o PVH com a reportagem especial “Terra Bruta”, do Estadão – e conta que, no evento, percebe como “boas histórias não são fáceis”. “A forma como eles [os repórteres] apuraram, o tempo que eles levaram… É muito instigante.” A jornalista diz que hoje, quando desanima com uma reportagem complicada, lembra-se dos relatos que ouviu no evento e volta a insistir para conseguir um trabalho mais consistente. “A gente sai da Roda mais estimulado para buscar boas histórias. Ela mantém aceso esse espírito de repórter.”

A jornalista, mediadora da Roda e integrante do Conselho Curador da Abraji, Angelina Nunes, considera-se uma entusiasta da iniciativa e vê no evento uma possibilidade de aproximar os jovens dos jornalistas, além de trazer para o conhecimento de mais pessoas o trabalho de profissionais fora do eixo Rio-São Paulo. “Os jornalistas se conhecem mais, formam parcerias, trocam informações, conversam sobre assuntos realmente importantes e bacanas – algo que não aconteceria se não fosse na Roda”, diz.

“Na medida em que é transmitida ao vivo, [a Roda] também aproxima o leitor”, continua. Para ela, além de discutir assuntos que são interessantes para o público – como ética e tomada de decisões editoriais –, o evento funciona como uma forma de reduzir o “ranço” que muitas vezes pode existir contra os jornalistas. “Os ‘haters’ confundem a imagem da empresa com o profissional, e assistir à Roda quebra essa imagem, esse ódio. Você vê o relato do repórter. Vê que são pessoas que estão ali, lidando com as pautas.”

“As histórias de superação, de persistência, de perspicácia e estratégia, o envolvimento pessoal que a boa cobertura jornalística exige de cada um, com pautas cumpridas muitas vezes em horários complementares aos preenchidos pelas pautas exigidas pelos veículos, são um prato cheio pra quem é apaixonado por jornalismo ou quer conhecer como se faz”, completa Quiroga.

A coordenação da 6ª Roda de Conversa é do jornalista Sergio Gomes, diretor da OBORÉ, coordenador do Projeto Repórter do Futuro e conselheiro do Instituto Vladimir Herzog. A produção, além de Aldo Quiroga, é do coordenador da TV PUC, Ricardo Matias. Já Angelina Nunes é acompanhada na mediação pelo professor Paulo Oliveira.

Para assistir às edições anteriores da Roda de Conversa com os vencedores do prêmio, acesse este link.

Cerimônia de entrega

A partir das 20h do dia 31, também no Tucarena, acontece a cerimônia de entrega desta edição do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos. Além de fazer as homenagens para os ganhadores das seis categorias em disputa – arte, fotografia, áudio, multimídia, texto e vídeo –, a Comissão Organizadora do PVH agraciará com o Prêmio Vladimir Herzog Especial a jornalista Rose Nogueira, o cardeal Dom Paulo Arns e o jornalista Tim Lopes, que inspirou a fundação da Abraji.

Atualmente, integram a Comissão Organizadora do PVH o Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil (UNIC Rio), a Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo, a Conectas Direitos Humanos, a Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), a Sociedade Brasileira dos Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Nacional), a Ordem dos Advogados do Brasil - Secção São Paulo, a Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo, o coletivo Periferia em Movimento, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e o Instituto Vladimir Herzog, além da Abraji.

Serviço

6ª Roda de Conversa com os vencedores do Prêmio Vladimir Herzog

Tucarena

Rua Monte Alegre, 1024, Perdizes – São Paulo, SP

31 de outubro, das 14h às 18h

Assinatura Abraji