Pós-verdade e jornalismo profissional são tema de debate em São Paulo
  • 06.09
  • 2017
  • 12:29
  • Mariana Gonçalves

Formação

Pós-verdade e jornalismo profissional são tema de debate em São Paulo

Uma nova edição do CDN Talks, evento da agência CDN Comunicação que debate ideias inovadoras do universo digital, traz, na próxima semana (14.set.2017), discussão sobre pós-verdade e a importância do profissional jornalista para combater notícias falsas. 

O encontro acontece a partir das 19h, na Unibes Cultural, em São Paulo. Participam o editor-chefe do Nexo, Conrado Corsalette, e o pesquisador e doutor em ciências da comunicação Ivan Paganotti, do grupo de pesquisa MidiAto, da Universidade de São Paulo. 

“Vamos poder aproximar a reflexão acadêmica e a prática jornalística de um público amplo que, desde a eclosão da crise das notícias fraudulentas nos últimos meses, renovou sua percepção sobre a necessidade de ter acesso a informações relevantes e apuradas”, diz Paganotti.

No evento, além de discutir tópicos como os fatores que permitiram a ascensão dos sites de notícias falsas e as razões pelas quais esses sites encontram leitores, o pesquisador espera destacar a importância das agências de checagem e de outros novos meios de comunicação que têm qualificado o debate público. 

“É crucial ter contato com a experiência de veículos extremamente relevantes, rigorosos e ponderados como o Nexo”, ele afirma. 

O pesquisador, que tem participado de eventos sobre o assunto, ainda diz que encontros como esse são importantes porque rompem com as barreiras de eventos tradicionais, podendo trazer mais diversidade e ter resultados realmente acessíveis. 

“Particularmente para os jornalistas, que têm esse papel tão importante de mediar os discursos da ciência, do poder, da economia e da cultura para um público amplo, é necessário refletir sobre as limitações de seu trabalho, identificando o que pode ser feito para evitar que as notícias fraudulentas continuem em ascensão”, diz. 

O evento é gratuito, mas as vagas são limitadas. Para participar, é preciso confirmar presença até 13/9 pelo e-mail [email protected]

O CDN Talks é realizado pela CDN Comunicação em parceria com a Unibes Cultural. Na edição anterior, em que também tratou do tema da pós-verdade, o encontro trouxe as jornalistas Tai Nalon, de Aos Fatos, e Pedro Burgos, da Gazeta do Povo. 

Serviço

CDN Talks: a pós-verdade a importância do profissional jornalista

Unibes Cultural

Rua Oscar Freire, 2500, Sumaré – São Paulo, SP

14 de setembro, às 19h

Inscrições por e-mail: [email protected] 

Assinatura Abraji