• 18.01
  • 2012
  • 15:28
  • Abraji

Ministério Público Estadual investiga ameaças contra jornalistas de Limeira

Promotores de Piracicaba (SP) abriram procedimento investigatório criminal para apurar a autoria de ameaças feitas por e-mail a jornalistas de três veículos da cidade de Limeira, no interior paulista.

De acordo com o promotor Enzo Boncompagni, do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), é provável que as mensagens, todas anônimas, tenham sido enviadas de um equipamento do exterior. A abertura do procedimento é o primeiro passo para um pedido de cooperação jurídica internacional. Só assim será possível localizar o servidor que originou os e-mails e assim chegar aos responsáveis pela ação.

Os repórteres da Gazeta de Limeira, do Jornal de Limeira e da TV Jornal foram alertados nas mensagens a deixarem de noticiar as informações sobre o envolvimento do prefeito da cidade, Sílvio Félix, em um caso de sonegação de impostos.

O trecho de um dos e-mails a que a Abraji teve acesso diz, em maiúsculas: "SE NAO PARAREM COM ESSA PERSEGUICAO CONTRA O PREFEITO A PERSEGUICAO CONTRA VOCES SERA BEM MAIS PESADA". Em outra mensagem, os jornalistas são nominalmente ameaçados de morte.

Os promotores que trabalham no caso decretaram sigilo em relação ao teor das investigações. 

Nesta quarta-feira, 18 de janeiro, a Justiça cassou a liminar que mantinha o prefeito de Limeira no cargo. Ele já tinha sido afastado por 15 dias no ano passado para evitar interferências nos trabalhos do Legislativo, que constituiu uma Comissão Processante para investigar o prefeito. Foi reconduzido ao cargo por força da liminar cassada nesta quarta.

Assinatura Abraji