• 24.10
  • 2011
  • 14:44
  • Knight Center

Judith Torrea, palestrante do 5º Congresso da Abraji, será bolsista Knight na Universidade Stanford

A jornalista espanhola Judith Torrea, autora do blog Ciudad Juárez, En la sombra del narcotráfico, foi selecionada como bolsista pelo programa International Knight Fellows em 2011-2012.

Torrea, que vive na cidade mais violenta do México desde 2009, escreve há 14 anos sobre narcotráfico, crime organizado e imigração. Em abril de 2010, seu blog recebeu o Prêmio Ortega y Gasset de Jornalismo Digital. Em julho do mesmo ano ela esteve no Brasil para participar do 5º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo.

Como bolsista Knight, Torrea passará um ano na Universidade Stanford. Ela receberá recursos para se manter e poderá participar de cursos e eventos na instituição. Torrea planeja estudar o jornalismo cidadão em áreas como Ciudad Juárez e pesquisar maneiras de melhorar a cobertura sobre o tráfico de drogas no México.

O outro bolsista da América Latina é Jorge Imbaquingo, editor do jornal equatoriano Diario Hoy, que planeja desenvolver uma plataforma para digitalizar e divulgar dados sobre corrupção em seu país.

As bolsas são financiadas pela John S. and James L. Knight Foundation, pelo Lyle and Corrine Nelson International Journalism Fund e pela Yahoo! Inc.

O prêmio e a bolsa coincidem com o lançamento de um livro de Torrea, com crônicas sobre Ciudad Juárez.

A jornalista já colaborou com diversos veículos americanos, tais como Univision Online, The Texas Observer e Al Día/The Dallas Morning News, mexicanos, como Letras Libres e Emeequis, e europeus - DPA, El País, EFE, El Mundo, Le Monde Diplomatique e Expresso.

 

Assinatura Abraji