• 03.04
  • 2018
  • 14:22
  • Abraji

Liberdade de expressão

Jornalista é ameaçado por militantes em Caxias do Sul (RS)

O jornalista Roberto Carlos Dias, de Caxias do Sul (RS), foi ameaçado virtual e pessoalmente por apoiadores do deputado federal e pré-candidato à presidência Jair Bolsonaro. Dias estava com colegas em um restaurante da cidade em 23.mar.2018, quando um homem se aproximou e começou a filmá-lo e a agredi-lo verbalmente. Segundo Dias, a agressão física só não se consumou porque o agressor foi retirado do restaurante pelo irmão do proprietário do estabelecimento. Após o acontecimento, o jornalista recebeu de colegas reproduções de mensagens que circularam em grupos pró-Bolsonaro com outras ameaças a ele, incluindo sua foto e informações pessoais.

Segundo relato de Dias, as ameaças se devem a um texto publicado por ele em seu Facebook dois dias antes. Na publicação sobre o estupro e o assassinato de uma criança de 7 anos em Caxias do Sul, o jornalista declarou que “não adianta lamentar a morte de uma criança por estupro e defender Bolsonaro”. 

Na quinta-feira seguinte (29.mar.2018), o jornalista reuniu as reproduções de mensagens e registrou Boletim de Ocorrência na 2ª Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Caxias do Sul. Mesmo após a denúncia, o jornalista recebeu de amigos outros registros de mensagens em grupos pró-Bolsonaro com ameaças ainda mais incisivas. “São ameaças que extrapolam todos os limites de civilidade (...). Eu estou evitando sair de casa e me preservando porque não sei onde isso pode parar”, diz Dias.

O caso também foi denunciado às Comissões de Direitos Humanos da Câmara de Vereadores de Caxias e da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Amanhã (4.abr.2018), Dias será ouvido pela Comissão da Assembleia.

Além de jornalista, Dias é membro da direção do PCdoB em Caxias do Sul e integrante do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul (Sindjors). O Sindjors publicou nota de repúdio às ameaças sofridas por Dias.

A Abraji considera graves as ameaças a Roberto Carlos Dias e acompanha com preocupação o aumento no número de casos com características semelhantes. A discordância de ideias não pode degenerar em violência e colocar em risco a liberdade de expressão. As ameaças devem ser investigadas com urgência e seus autores, devidamente punidos.

Diretoria da Abraji, 3 de abril de 2018.

Assinatura Abraji