Jornalismo sem Trégua traz dicas de especialista em combater desinformação
  • 22.03
  • 2024
  • 15:27
  • Isadora Ferreira

Formação

Liberdade de expressão

Acesso à Informação

Jornalismo sem Trégua traz dicas de especialista em combater desinformação

O segundo episódio de 2024 da série Jornalismo sem Trégua, do Programa Tim Lopes, trouxe a jornalista Marta Alencar, especialista em estratégias para combater notícias falsas e promover a educação midiática. A live foi realizada na quarta-feira (20.mar.2024) e está disponível nas redes sociais da Abraji.

Jornalista e professora, Marta Alencar é fundadora da COAR, startup jornalística e educacional de checagem de fatos no Norte e Nordeste. Na live, ela detalhou os dois manuais, "Arriégua - ói as Fake News" e "Ê caroço as fake news", que foram lançados recentemente para disseminar técnicas de checagem nessas regiões, usando uma linguagem acessível. Para a produção do material, Marta contou com o trabalho colaborativo de outros profissionais que produziram um texto com linguagem regional e ilustrações que fazem referências ao Norte e Nordeste.

Cinco dicas de Marta Alencar para verificar a veracidade das informações em notícias e publicações:

Observe os termos utilizados:
Fique atento a expressões sensacionalistas que visam atrair audiência.
Desconfie de conteúdos que fazem uso dessas expressões, mesmo que pareçam urgentes.

Atente para erros ortográficos:
Verifique a presença de erros ortográficos, especialmente em links ou endereços eletrônicos. Esses erros podem indicar conteúdo enganoso e falta de confiabilidade.

Verifique a origem da informação:
Procure por links oficiais que levem diretamente ao site correto. Avalie quem está compartilhando o conteúdo e se possui credibilidade e expertise no assunto.

Confira a atualidade da informação:
Realize uma busca reversa por imagens ou verifique a data de publicação.
Certifique-se de que a informação é atual e relevante para evitar disseminar conteúdo desatualizado.

Utilize práticas de verificação:
Verifique se o site é oficial ou se a fonte é representativa da informação compartilhada.
Realize pesquisas adicionais e utilize o Google para confirmar a veracidade da informação.

A jornalista também incentivou outros jornalistas a criarem projetos e startups de jornalismo. Ela reconhece as dificuldades para buscar  a sustentabilidade desses projetos, mas destaca a possibilidade de se  fazer um trabalho relevante: "Acredito que o diferencial está em possuir conhecimento, criatividade e coragem, sem desistir. É possível realizar um trabalho impactante e também ser remunerado por isso. Não é uma utopia. Posso prevenir alguém de cair em desinformações, evitando consequências graves. Trabalhar com informação pode parecer simples, mas a verdadeira salvação está em fornecer informações de qualidade às pessoas", explica.

Marta Alencar é doutoranda em Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e mestra em Comunicação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), com uma trajetória marcada por oito prêmios, incluindo sete de Jornalismo. Foi entrevistada pela coordenadora do Programa Tim Lopes, Angelina Nunes.

A transmissão com Marta Alencar está disponível no Instagram da Abraji. As próximas lives do Jornalismo sem Trégua seguirão na trilha de temas como checagem de fatos, segurança dos jornalistas em coberturas de risco e ataques à liberdade de imprensa.

Live com Sérgio Ramalho

Na primeira live do Jornalismo sem Trégua 2024, Angelina Nunes entrevistou o repórter Sérgio Ramalho, que compartilhou sua experiência em coberturas sobre as milícias no Rio de Janeiro. Ramalho destacou a importância da disciplina na apuração de matéria de profundidade e de cuidados com a segurança pessoal, incluindo estratégias de armazenamento seguro de dados e uso de ferramentas no processo de apuração. A transmissão ressaltou a necessidade de planejamento nas reportagens, compartilhamento de informações com colegas e adoção de medidas preventivas para proteção. Assista a live com Sérgio Ramalho neste link.

Assinatura Abraji