• 31.05
  • 2012
  • 11:38
  • Sindicato dos Jornalistas do Municipio do RJ

Intervenção lembra os dez anos de morte de Tim Lopes

Neste sábado (2/6), a partir das 9h, uma intervenção urbana no Complexo do Alemão vai representar com lenços brancos cada dia de ausência do jornalista Tim Lopes. O evento, que será realizado no Campo do Sargento, na Rua Canitá, em Inhaúma, marca de forma criativa e simbólica os dez anos da morte do repórter Arcanjo Antonino Lopes do Nascimento (nome de batismo de Tim Lopes).

Serão mais de três mil lenços, que começarão a ser pendurados já na sexta-feira, inclusive por estudantes do Colégio Estadual Jornalista Tim Lopes, na intervenção organizada por parentes e amigos do repórter, com apoio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro. “Será um momento de lembrança”, afirma a irmã de Tim, Tânia Lopes.

E, além de recordações, nesse dia, em que se completa uma década do assassinato do profissional da Rede Globo – ele investigava prostituição e venda de drogas na Vila Cruzeiro quando foi reconhecido, torturado e morto por traficantes – é também momento de constatações. “A morte do Tim foi um divisor de águas para a profissão de repórter e também em relação à violência no Rio”, diz Tânia.

Ela cita mobilizações da categoria e ações de pacificação no Complexo do Alemão como exemplos. “O assassinato também tirou a poeira debaixo do tapete. Aquela poeira colocada pelas autoridades, que não reconheciam que o local deveria fazer parte de todo processo de ação de governo”, completa a irmã do jornalista.

A homenagem deste sábado contará com show do cantor Angelo Lourenço. Quando tinha 12 anos, Angelo conheceu Tim Lopes na favela de Acari, Zona Norte do Rio. Para fechar o evento, tem apresentação do grupo AfroReggae a partir das 13h.

 

Assinatura Abraji