Inscrições abertas para prêmio Lorenzo Natali de jornalismo
  • 19.02
  • 2019
  • 12:00
  • Natália Silva

Liberdade de expressão

Inscrições abertas para prêmio Lorenzo Natali de jornalismo

O prêmio Lorenzo Natali está com inscrições abertas para a edição de 2019. Criada em 1992, a premiação reconhece trabalhos de excelência relacionados ao desenvolvimento humano, desigualdades, direitos humanos e erradicação da pobreza. Jornalistas interessados em concorrer ao prêmio podem se inscrever até 14.abr.2019 por meio do formulário. 

Os trabalhos inscritos na premiação devem ter sido publicados ou veiculados entre 10.mar.2018 e 09.mar.2019 e serem traduzidos para inglês, francês ou espanhol. Este ano, as produções devem ser preferencialmente sobre juventude, igualdade de gênero, saúde ou mudança climática. 

O prêmio é dividido em três categorias, todas com premiações de €10 mil (aproximadamente R$42 mil). Jornalistas brasileiros podem inscrever seus trabalhos em duas categorias: Grand Prize - para profissionais dos 160 países parceiros da União Europeia - e Best Emerging Journalist Prize - para jornalistas com menos de 30 anos.

Os vencedores são convidados a participar da premiação que acontecerá em Bruxelas, em 18.jun.2019 e 19.jun2019, com custos de viagem pagos pela Comissão Europeia. Mais informações sobre o prêmio estão disponíveis no site

Brasileiros premiados

Três brasileiros foram vencedores do prêmio Lorenzo Natali. Em 2009, Thiago Prado, atual diretor da Abraji, e João Antônio Barros venceram na categoria América Latina com o trabalho “Dossiê Milícia”. 

Em 2008, o Grande Prêmio foi dado a Raphael Gomide pela reportagem “A polícia de dentro”. Gomide publicou o livro-reportagem “O Infiltrado: Um repórter dentro da polícia que mais mata e mais morre no Brasil” sobre o mesmo tema em 2018. 

Em 2007, Mauri König, ex-diretor da Abraji, venceu na categoria América Latina com a reportagem “A Infância no limite II No Bordel, a debutante da selva”. Em 2006, König ficou em terceiro lugar na mesma categoria. 

Assinatura Abraji