Inscrições abertas para bolsa de jornalismo de dados
  • 08.01
  • 2019
  • 10:12
  • Rafael Oliveira

Formação

Inscrições abertas para bolsa de jornalismo de dados

A DW Akademie está com inscrições abertas para o programa Dataship – The Data Journalism Fellowship, que oferece 15 bolsas de 2 mil euros para projetos de jornalismo de dados. Podem se candidatar jornalistas em início de carreira dos países não membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD, na sigla em inglês) — brasileiros são elegíveis. As inscrições vão até 8.fev.2019 e devem ser feitas via formulário.

O programa tem início em maio de 2019 e se encerra em abril do ano seguinte, sendo esse o prazo limite para a publicação do projeto apoiado. Além do montante em dinheiro, os selecionados participarão de dois treinamentos, em maio de 2019 e em janeiro de 2020; e de dois grandes eventos: a Conferência Global de Jornalismo Investigativo, em setembro de 2019, na Alemanha, e o Festival Internacional de Jornalismo, na Itália, em abril de 2020. Os custos dos treinamentos e das conferências serão bancados pelo programa.

Os candidatos devem ter domínio da língua inglesa, conhecimentos avançados das funcionalidades de planilhas e familiaridade com ferramentas de visualização de dados. Além disso, é necessário ter publicado ao menos uma reportagem que utilize técnicas de jornalismo de dados. No formulário, os postulantes devem descrever o projeto em até mil palavras, estabelecer um cronograma e estimar despesas. 

A DW Akademie, organizadora da iniciativa, é o braço de desenvolvimento de mídia da Deutsche Welle, empresa pública de comunicação da Alemanha. Além da entidade, o programa é organizado pela Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ, na sigla em alemão), contando com financiamento do Ministério para Cooperação e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ, em alemão).

Há mais informações no site do programa.

Serviço
Inscrições abertas para Dataship – The Data Journalism Fellowship
Até 8 de fevereiro
Inscreva-se no formulário

Assinatura Abraji