• 05.01
  • 2012
  • 08:55
  • -

Inscrições abertas para 2ª edição do curso de investigação de gastos públicos em esportes

A Abraji, em parceria com a Associação Contas Abertas, promove a partir de 23 de janeiro a segunda edição do curso on-line “Investigação em esporte: gastos com a Copa 2014 e os Jogos Olímpicos 2016”. O treinamento, voltado a jornalistas profissionais e estudantes de jornalismo, tem financiamento do Open Society Institute.

Os interessados em participar do curso, ministrado integralmente à distância por meio de plataforma virtual interativa, devem realizar as inscrições gratuitas por meio de formulário on-line. O prazo final para inscrições é 18 de janeiro.

A Abraji fará uma seleção entre os inscritos e divulgará o nome dos participantes do curso até o dia 20 de janeiro. Os alunos escolhidos receberão um login para o ambiente virtual e poderão acessar o conteúdo da primeira semana do curso a partir de 23 de janeiro. O treinamento durará cinco semanas, até 26 de fevereiro. Estão programadas outras duas turmas para o mesmo curso, ainda em 2012.

O curso de investigação em esporte vai mostrar a jornalistas onde encontrar informações oficiais sobre os gastos com obras relacionadas à Copa do Mundo de 2014 e também aos Jogos Olímpicos de 2016. De acordo com Gil Castello Branco, economista e fundador da Associação Contas Abertas, é preciso conhecer as peculiaridades de cada um dos sites que disponibilizam dados sobre as obras.

O conteúdo do treinamento foi desenvolvido pela equipe do Contas Abertas com apoio do jornalista esportivo José Cruz, colunista do UOL. A jornalista Marina Atoji, responsável pelo Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas (www.informacaopublica.org.br)  trabalhou na adaptação do curso para a plataforma on-line e será uma das instrutoras.

Atenção: Este curso é diferente do curso "Transparência e investigação: jornalismo com informações públicas", promovido pela Abraji com financiamento da UNESCO (clique aqui para mais informações). Alguns dos módulos desses cursos acontecerão ao mesmo tempo. Recomendamos que você se inscreva em apenas um deles.

Assinatura Abraji