Fundo financia veículos independentes de mídia
  • 11.02
  • 2019
  • 13:00
  • Natália Silva

Acesso à Informação

Fundo financia veículos independentes de mídia

Veículos independentes de mídia podem se candidatar ao financiamento oferecido pela Media Development Investment Fund (MDIF) para viabilizar seus negócios. Desde 1996, o fundo já arrecadou mais de U$171 milhões para 114 projetos de 39 países.

Para se inscrever, é necessário que o veículo tenha desenvolvido uma cobertura independente - sem nenhuma ligação com organizações governamentais ou políticas -, oferecendo informações que contribuam para o debate público. Há uma lista de países que podem pleitear o financiamento, formada por nações com um histórico de opressão, concentração de meios de comunicação, em transição democrática ou que sofrem com falta de informação. O Brasil está na lista: interessados podem se inscrever por meio do formulário.

O MDIF também oferece financiamento para projetos novos e digitais, incluindo startups que possam contribuir  para a veiculação de informações de interesse público. 

O processo de inscrição está dividido em três partes. Primeiro os projetos inscritos serão avaliados de acordo com os critérios de elegibilidade para o financiamento. Em seguida, os aprovados deverão apresentar um plano de negócios detalhado, com uma descrição do projeto e uma análise financeira da condição atual do veículo e tendências para o futuro.

Os selecionados após a segunda fase deverão apresentar o projeto ao Comitê de Decisões de Investimento, que avaliará a viabilidade financeira e decidirá se o veículo será aprovado ou não. 

Serviço
Media Development Investment Fund
Inscrições por meio do formulário
 

Assinatura Abraji