• 14.09
  • 2017
  • 08:14
  • Abraji

Liberdade de expressão

Fotógrafo é detido e repórter, atingida com spray de pimenta em protesto no RS

O fotógrafo Douglas Freitas, da OSCIP Amigos da Terra, foi detido enquanto cobria protesto contra o fechamento da exposição “Queermuseu” na noite de terça-feira (12.set.2017), em Porto Alegre. A repórter fotográfica Isadora Neumann, da Zero Hora, foi atingida com spray de pimenta por um agente da Polícia Militar.

Ambos filmavam uma ação violenta da Brigada Militar ao fim da manifestação. Nas imagens de Neumann, é possível ver o momento em que a polícia deteve Freitas, que filmava e questionava a detenção de outro homem que passava pela manifestação. Logo depois, um agente empurrou outra fotógrafa que registrava a cena. Ela não foi identificada pela Abraji. 

Para a Zero Hora, a PM afirmou que deteve Freitas por desacato e por estar jogando pedras contra os agentes. Em entrevista a uma rádio gaúcha, o fotógrafo nega as acusações de agressão, dizendo que segurava o equipamento o tempo todo. Ele e o outro homem foram soltos horas depois, após assinarem termo circunstanciado.

Para a Abraji, a ação dos agentes extrapola seu mandato constitucional. Não é admissível que policiais agridam repórteres fotográficos, detenham arbitrariamente profissionais ou disparem spray de pimenta em quem registra sua ação. O único interessado em restringir o trabalho da imprensa é o agente público que age em desconformidade com a lei.

Diretoria da Abraji, 14 de setembro de 2017.

Assinatura Abraji