Evento de comunicação debate inclusão e acessibilidade digital
  • 13.03
  • 2024
  • 17:33
  • Abraji

Formação

Acesso à Informação

Evento de comunicação debate inclusão e acessibilidade digital

Comunicadores do todo o país se reuniram em Recife, nos dias 8 e 9.mar.2024, para debater a acessibilidade comunicacional nas mídias e na tecnologia. O Congresso Inova.aê foi idealizado pelas jornalistas Larissa Pontes e Mariana Clarissa, que reuniram os projetos Eficientes e Lume para  fortalecer o direito à comunicação e democratizar o acesso de qualidade a conteúdos jornalísticos no formato de mesas de debate e oficinas. A Abraji, ao lado da Énois Jornalismo, apoiou a realização do evento.

O congresso reuniu quase 900 pessoas, entre participantes e palestrantes. A diretora da Abraji Gabi Coelho mediou uma mesa sobre inclusão digital e acesso à informação. Ela também foi jurada no Ideathon, que estimulou a construção de modelos de negócios que contribuam para incluir no ambiente digital pessoas com deficiência. “O Congresso da Inova.ae proporcionou um espaço de diálogo crucial sobre a inclusão digital e o acesso à informação”, comenta Coelho, para quem “foi inspirador ver especialistas e diferentes perspectivas se unindo para discutir os desafios e oportunidades para garantir a inclusão de todas as pessoas”.


Gabi Coelho, diretora da Abraji, foi jurada no Ideathon no primeiro dia de evento [Foto: Saulo Aleixo]

A programação, voltada para estudantes de comunicação, profissionais de tecnologia e comunicólogos em geral, foi pensada para colocar em pauta a criação de mais ferramentas para a produção jornalística multimídia inclusiva, como ampliar o uso de textos alternativos, descrições de áudio, fotos e vídeos em redações pelo país. As oficinas e mesas oferecidas abordaram temas como audiodescrição no audiovisual, design inclusivo e sites, produção de conteúdo, jornalismo de dados, anticapacitismo no mercado, entre outros.

O fundador do Porto Digital, Silvio Meira, o desenvolvedor de produtos acessíveis Marcelo Sales e o gestor de Suporte da Associação TV Surdo (Moçambique), Sérgio Albuquerque, foram alguns dos palestrantes.

“É importante reforçar que garantir acesso à informação para todas as pessoas, sejam elas com deficiência ou não, não é um favor, mas sim um direito constitucional. Há 45 milhões de pessoas com deficiência no Brasil e 1% dos sites são acessíveis”, explica Mariana Clarissa, que é diretora do projeto Inova.aê. “Quando não garantimos acesso de qualidade às notícias jornalísticas através da construção de portais e de projetos e produtos em comunicação acessíveis a este grupo, estamos contribuindo para a desinformação de uma comunidade expressiva de pessoas”, complementa.

Larissa Pontes, diretora executiva do Inova.aê, considera que o saldo da primeira edição do evento foi muito positivo. “Reunimos as pessoas para discutir a importância da acessibilidade comunicacional e para aprender as práticas acessíveis de construção de conteúdo jornalístico e de projetos com base tecnológica, temas que estavam na invisibilidade em muitas redações”, destaca.

Crédito das imagens: Saulo Aleixo

Assinatura Abraji