Entidades internacionais realizam campanhas pelo fim da impunidade em crimes contra jornalistas
  • 01.11
  • 2018
  • 10:17
  • Rafael Oliveira

Liberdade de expressão

Entidades internacionais realizam campanhas pelo fim da impunidade em crimes contra jornalistas

Entidades internacionais promovem nesta sexta-feira (2.nov.2018) mobilizações em comemoração ao Dia Internacional pelo Fim da Impunidade de Crimes contra Jornalistas. 

A Unesco encabeça a campanha #TruthNeverDies (A verdade nunca morre). O objetivo da organização ligada à ONU é fomentar a publicação de reportagens escritas por jornalistas assassinados no exercício da profissão.

Já o IFEX (rede internacional de organizações pela liberdade de expressão, da qual a Abraji é integrante) promove a campanha #NoImpunity (#NoImpunidad, em espanhol; #ImpunidadeNão, em português). A rede também disponibilizou um mapa interativo com histórias de luta contra a impunidade em seu site.

Também para marcar a data, o  Committee to Protect Journalists (CPJ) publicou na segunda-feira o seu Índice de Impunidade, que considera a proporção de assassinatos de jornalistas não resolvidos em relação à população de cada país entre 1.set.2008 e 31.ago.2018. Pela nona vez, o Brasil está entre os países da lista. 

Origem
Comemorado desde 2014 e instituído pela Unesco, o Dia Internacional pelo Fim da Impunidade de Crimes contra Jornalistas é celebrado em 2.nov como uma homenagem a dois jornalistas franceses assassinados no Mali no ano anterior. Segundo a Unesco, entre 2006 e 2017, cerca de 1010 profissionais foram assassinados em decorrência de seu trabalho.

Assinatura Abraji