Ctrl+X é premiado no Data Journalism Awards
  • 22.06
  • 2017
  • 13:42
  • Abraji

Liberdade de expressão

Ctrl+X é premiado no Data Journalism Awards

O projeto Ctrl+X da Abraji, que mapeia as tentativas de censura a veículos de mídia no Brasil, é um dos vencedores da edição de 2017 do Data Journalism Awards, a primeira e maior premiação de trabalhos de jornalismo de dados do mundo. O resultado foi anunciado na cerimônia de premiação que ocorreu nesta quinta-feira em Viena, na Áustria.

 A iniciativa, que havia sido selecionada na categoria Site de Jornalismo de Dados do Ano acabou sagrando-se vencedora em outra categoria, a de Pequenas Redações Jornalísticas, onde concorreram 99 trabalhos de 30 países. O projeto da Abraji dividiu o prêmio com a iniciativa Marshal Project.

 “É um reconhecimento muito importante para o nosso trabalho”, diz Tiago Mali, o coordenador do projeto, que recebeu o prêmio durante a cerimônia. Mali destaca que o Ctrl+X, que mapeou mais de 600 tentativas de políticos brasileiros de retirar conteúdo da internet durante as últimas eleições, continua coletando processos judiciais. “Já temos quase 3 mil deles em nosso banco de dados, que continua crescendo enquanto melhoramos nosso sistema de consulta automática em cortes brasileiras e categorização”, afirma.

 Em maio, a organização do prêmio já havia selecionado o Ctrl+X para a shortlist, uma lista dos 63 projetos considerados “excepcionais, que indicam tendências e técnicas inovadoras no jornalismo de dados”.

Assinatura Abraji