Confira lista de selecionados para o 5º curso sobre Jornalismo e Direitos Humanos
  • 22.08
  • 2018
  • 14:59
  • Abraji

Formação

Confira lista de selecionados para o 5º curso sobre Jornalismo e Direitos Humanos

A OBORÉ, a Conectas e o Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais (IPFD) divulgam lista de aprovados para o 5º curso de Informação sobre Jornalismo e Direitos Humanos, módulo do Projeto Repórter do Futuro que conta com o apoio da Abraji.

Os estudantes selecionados deverão confirmar interesse na vaga escrevendo para [email protected] e efetivar a matrícula no dia 28.ago.2018 na sede da OBORÉ na Avenida Paulista (Av. Paulista, 2300 - SP).

O encontro de seleção e confraternização aconteceu em 11.ago.2018, no espaço Vladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo. Ao longo do curso serão abordados temas como migração, impacto de grandes obras, sistema prisional e sistemas ONU e OEA.

As atividades deste módulo acontecerão na sede da Conectas. A coordenação pedagógica desta edição será do jornalista Marcelo Soares.

Metodologia

A estrutura deste módulo mantém o modelo usado no Projeto Repórter do Futuro desde a sua criação em 1994; a cada encontro, realizado aos sábados, os 20 estudantes selecionados assistem a uma palestra de cerca de 40 minutos com um convidado e participam de conferência de imprensa. Ao final de cada encontro, produzem uma pequena reportagem e são orientados individualmente nesta produção. 

A Reembolsa 

No ato da matrícula, os estudantes selecionados deverão entregar um cheque caução no valor de um salário mínimo (hoje em R$ 954,00) e assinar o Pacto de Reembolsa, com as metas: 1. Participar de todos os encontros; 2. Redigir um texto jornalístico ao final de cada encontro; 3. Agendar e comparecer a um atendimento individual com a coordenação pedagógica do curso; 4. Publicar um texto sobre o tema em veículo com editor responsável. O aluno que cumprir integralmente todos esses critérios receberá uma bolsa da OBORÉ no valor de R$ 954,00, representada na devolução do cheque (Reembolsa) ao final do módulo, após o encerramento e a entrega dos certificados. 

Selecionados

Amanda Flávia Satabile dos Santos

Ana Maria de Matos Guidi

Bianca Ribeiro

Carolina Leite da Franca

Carolina Zanatta

Caroline Vieira Bueno de Oliveira

Emily Santos da Cruz

Erick Araújo da Silva

Fabio Freller

Gabriela Silva de Carvalho

Giovanna de Almeida Galvani

Isabella Arca Vieira

João Antônio Benz Fagim

Liliane de Souza Chaves

Mariana Vick Gonçalves

Mauricio Miranda Abbade

Micaela Cristina dos Santos

Pedro Henrique Garcia Firmino Silva

Rafaela Viana dos Santos

Yasmin Oliveira Caetano

Observadores

Amanda Petraglia Nunes

Ariádne Mussato

Edione Abreu

Jane Eyre Queiroz

Júlia Daher Marques

Mayara de Lima Nunes

Thalita Almeida Monte Santo

Programação

1/9, sábado | 9h às 14h

Jornalismo, hoje: reflexões e práticas

Marcelo Soares, coordenador pedagógico do curso

Jornalista, professor e especialista em análise de dados. Um dos primeiros repórteres brasileiros a trabalhar com “RAC – Reportagem com o Auxílio do Computador”, hoje conhecido como Jornalismo de Dados e, na Folha de S. Paulo, o primeiro editor de desenvolvimento de audiência da imprensa brasileira. Desde 2016 presta consultoria e cursos sobre análise de audiência e análise de dados. Para conhecer seu trabalho: www.intelitexto.com.

15/9, sábado | 9h às 14h

Sistemas ONU e OEA

Gustavo Huppes

Assessor da Conectas para Fortalecimento do Espaço Democrático

Internacionalista pela Universidade Federal de Roraima (UFRR). Tem experiência na área de direitos humanos, política externa, refúgio e organizações internacionais. Já trabalhou no Alto Comissariado da ONU para Refugiados em Brasília e na Missão do Brasil junto à ONU em Genebra.

22/9, sábado | 9h às 14h

Sistema prisional brasileiro

Marcos Fuchs

Diretor Adjunto da Conectas

Foi um dos líderes na introdução da cultura pro bono no Brasil e atualmente fomenta este ideal em países da América do Sul. Participou das discussões sobre a resolução Pro Bono aprovada pela OAB/SP em agosto de 2002. Proferiu inúmeras palestras em Universidades e em Associações de Advogados. É autor do caderno expandindo acesso à Justiça, publicado pelo Centro de Vítimas de Tortura da organização New Tactics in Human Rights. Exerceu de forma voluntária a direção administrativa do canal comunitário da OAB/SP (2004/2005).

29/9, sábado | 9h às 14h

Impacto de grandes obras

Caio Borges

Coordenador da Conectas em Desenvolvimento e Direitos Socioambientais

Advogado, mestre em Direito e Desenvolvimento pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas - FGV Direito SP (2014) e doutorando pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo - USP. Atuou na assessoria jurídica do Itaú Unibanco e possui experiência em direito bancário e regulação internacional do mercado financeiro e de capitais.

20/10, sábado | 9h às 14h

Migração

Camila Asano

Coordenadora de programas da Conectas

Internacionalista e mestre em Ciência Política pela USP. Atualmente, também está sob sua responsabilidade a coordenação do Programa Espaço Democrático e a atuação internacional da Conectas. É conselheira do Conselho Nacional de Direitos Humanos e do Conselho Municipal de Políticas para Migrantes da cidade de São Paulo. É também Secretária Executiva do Comitê Brasileiro de Direitos Humanos e Política Externa. Ocupa um assento no Conselho da Centre for Civil and Political Rights com sede em Genebra (Suíça) e no Conselho de Orientação do Gacint do Grupo de Análise da Conjuntura Internacional da USP. É professora de Relações Internacionais na FAAP em São Paulo desde 2010.

10/11, sábado | 9h às 14h

Encontro de Confraternização e Encerramento

Avaliação do curso pelos estudantes e equipe de coordenação e entrega de certificados

Mais informações:

[email protected]

(11)2847-4567 – Cristina Cavalcanti

obore.com 

Assinatura Abraji