• 31.07
  • 2018
  • 11:32
  • Oboré

Formação

Confira lista de selecionados para o 17º Curso sobre Conflitos Armados

A OBORÉ, o Comitê Internacional da Cruz Vermelha - CICV e o Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais – IPFD divulgam lista de aprovados para o 17º Curso de Informação sobre Jornalismo em Situação de Conflitos Armados e Outras Violências, módulo do Projeto Repórter do Futuro.

Os estudantes selecionados deverão confirmar interesse na vaga escrevendo para [email protected] e efetivar a matrícula no dia 02/08, das 10h às 17h na sede da OBORÉ na Avenida Paulista, nº 2.300 – andar Pilotis – Ed. São Luiz Gonzaga – São Paulo/SP.

O encontro de seleção e confraternização aconteceu no último dia 21 de julho, no espaço Vladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo. Durante o curso os estudantes selecionados irão debater sobre normas internacionais, direito aplicável aos conflitos armados e cobertura de imprensa em áreas de conflito armado.

As atividades deste módulo acontecerão na sede paulista do CICV e a coordenação pedagógica desta edição ficará sob o encargo do jornalista da TV Cultura e professor de jornalismo na PUC-SP Aldo Quiroga.

Este módulo temático do Projeto Repórter do Futuro é promovido pelo CICV em parceria com a OBORÉ e IPFD, com o apoio da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo – Abraji.

Metodologia

A estrutura deste módulo mantém o modelo usado no Projeto Repórter do Futuro desde a sua criação em 1994; a cada encontro, realizado aos sábados, os 20 estudantes selecionados assistem a uma palestra de cerca de 40 minutos com um convidado e participam de conferência de imprensa. Ao final de cada encontro, produzem uma pequena reportagem e são orientados individualmente nesta produção. 

A Reembolsa 

No ato da matrícula, os estudantes selecionados deverão entregar um cheque caução no valor de um salário mínimo (hoje em R$ 954,00) e assinar o Pacto de Reembolsa, com as metas: 1. Participar de todos os encontros; 2. Redigir um texto jornalístico ao final de cada encontro; 3. Agendar e comparecer a um atendimento individual com a coordenação pedagógica do curso; 4. Publicar um texto sobre o tema em veículo com editor responsável. O aluno que cumprir integralmente todos esses critérios receberá uma bolsa da OBORÉ no valor de R$ 954,00, representada na devolução do cheque (Reembolsa) ao final do módulo, após o encerramento e a entrega dos certificados. 

Sobre o CICV 

No mundo todo, o CICV promove cursos, seminários e palestras como forma de aumentar o conhecimento e o respeito às internacionais que regem a condução de hostilidades, e também de apresentar o perfil neutro, imparcial e independente de sua ação humanitária em favor das vítimas dos conflitos armados e de outras situações de violência. No Brasil, onde a organização mantém presença permanente deste 1991, este trabalho é feito com membros das Forças Armadas, policiais, autoridades, acadêmicos e jornalistas, entre outros.

Selecionados

Amanda Ferreira Maciel

Ana Tereza May Pereira

Bruno Henrique Oliveira de Lima

Camila Cacique Farur

Evandro da Silva Almeida Júnior

Filipe Andretta

Gabriela Pereira Fabiano

Giovana Guedes Guarino

Isabel Carvalho Rabelo

Jefferson Santos Oliveira

Larissa Silva Faria

Luis Felipe de Moura

Manuela Ferraro

Maria Clara Lucci de Oliveira

Pedro Henrique Ribas Caramuru Crotti

Victoria Costa Roman

Yasmim Silveira dos Santos

Programação

Conferências de Imprensa/Entrevista Coletivas

Local: Sede Paulista do CICV

Alameda Jaú, 1754 – 5º andar – Cerqueira Cesar - São Paulo – SP

4 de agosto | 9h às 12h e das 13h às 16h

Introdução ao direito aplicável nos conflitos armados

Gabriel Valladares, assessor jurídico do CICV

11 de agosto | 9h às 13h

Normas internacionais aplicáveis à função policial no uso da força e de armas de fogo

Paulo Roberto B. Oliveira, responsável técnico do Programa com as Forças Policiais e de Segurança do CICV 

18 de agosto | 9h às 13h

Cobertura da imprensa brasileira de conflitos armados e outras situações de violência

Patrícia Campos Mello e Lalo de Almeida, repórteres do jornal Folha de S. Paulo

15 de setembro | 10h30 às 14h

Encontro de avaliação e entrega de certificado

Equipes de comunicação do CICV e Projeto Repórter do Futuro 

Mais informações:

[email protected]

(11)2847-4567 – Cristina Cavalcanti

obore.com 

Assinatura Abraji