Brasil é oitavo país com mais jornalistas mortos em 2018, diz organização internacional
  • 19.12
  • 2018
  • 16:47
  • Rafael Oliveira

Liberdade de expressão

Brasil é oitavo país com mais jornalistas mortos em 2018, diz organização internacional

Um relatório divulgado na última segunda-feira (17.dez.2018) colocou o Brasil como oitavo país do mundo em que mais jornalistas foram mortos em 2018. Segundo a Press Emblem Campaign (PEC), quatro comunicadores foram assassinados no Brasil. Ao todo, 113 jornalistas foram mortos ao longo de 2018.

O Brasil empata com as Filipinas, ficando atrás de Paquistão (5 mortes), Estados Unidos (6), Iêmen (8), Índia (8), Síria (11) e os líderes Afeganistão e México, cada um com 17 mortes.

O total de mortes é 14% maior que em 2017, quando a organização registrou 99 casos, e interrompe uma trajetória de queda que vinha desde 2015. A América Latina e a Ásia concentram um terço dos casos cada uma, e o Oriente Médio teve cerca de 20% das mortes.

Com estes casos, o Brasil contabiliza 22 mortes entre 2014 e 2018 e volta a aparecer entre os dez países com mais jornalistas assassinados no mundo nos últimos 5 anos. Síria (64), México (61), Afeganistão (48) e Iraque (46) são os quatro primeiros no período.

Dentre os quatro casos registrados pela PEC, dois foram investigados pela Abraji por meio do Programa Tim Lopes: Jefferson Pureza, morto em Edealina (GO) em janeiro, e Jairo de Sousa, assassinado em Bragança (PA) em junho. As outras duas mortes foram Ueliton Brizon, assassinado em Cacoal (RO) em janeiro e Marlon Carvalho, morto em Riachão do Jacuípe (BA) em agosto.

Impunidade
Em outubro, o CPJ (Comitê para Proteção de Jornalistas) colocou o Brasil como 10º pior país do mundo em impunidade de crimes contra jornalistas. Foi a nona aparição (oitava seguida) do Brasil no ranking, que é publicado desde 2008.

No Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), uma tentativa de abordar o problema tramita há mais de seis meses: a proposta de recomendação para que o Ministério Público dê prioridade à tramitação de procedimentos de investigação nos crimes contra jornalistas está sob vista do conselheiro Marcelo Weitzel desde 28.ago.2018.

Prevenção
Desde setembro deste ano, o Ministério dos Direitos Humanos (MDH) passou a incluir comunicadores em seu Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos (PPDDH). Desta forma, comunicadores que sofram ameaças ou tenham sido alvo de ataques não fatais podem acionar o Disque 100 e apresentar o caso ao MDH. 

Imagem: Mstyslav Chernov/Creative Commons 3.0

Assinatura Abraji